Grupo Música de Câmara em trio se apresentou em Canguaretama

A apresentação faz parte do projeto Concertos didáticos coordenador pela professora Ana Morais

Publicada em 08/08/2022 Atualizada há 1 ano

No dia 13 de julho, o Campus Canguaretama recebeu a ilustre presença do grupo "Música de Câmara em Trio" um projeto de extensão depositado no campus Natal central com a ideia de trabalhar música instrumental e erudita, fazendo concertos didáticos nos Campi do IFRN.

O trio iniciou ainda na pandemia pelos professores Ana Judite, Priscila e Alanderson dos campi Natal central, São Paulo do Potengi e Macau, respectivamente, e após o afastamento da componente Priscila o grupo ganhou uma nova integrante, a professora Ana Morais do campus Canguaretama, com a expectativa de retorno de Priscila para somar ao grupo atual, e utilizar os instrumentos piano, violoncelo, clarinete, sax o xilofone.

O grupo contou que a apresentação do campus Canguaretama foi realizada com base e foco no ensino, voltada para turmas de arte e música ministrada pela professora Ana Claudia, fomentando os conteúdos já trabalhados na disciplina, além de trazer uma referência para que os alunos possam ter uma orientação e noção prática e visual de como eles vão, no final da disciplina realizar sua apresentação também no palco:

“A proposta de concerto didático é sempre explicativa, às vezes muito focada em explicar os tipos de instrumento, outras vezes misto, como nós fizemos. Trouxemos curiosidades, falamos dos instrumentos, compositores, obras, estética, cenários musicais possíveis em cada composição, trazendo também canções lentas e movimentadas, mais conhecidas e canções desconhecidas, para estimular e trazer para o público um outro olhar da música e da formação de grupo”.

A professora Ana Morais destaca ainda quanto ao foco das apresentações: “O foco está no ensino, mas todas as atividades que a gente propõe estão superabertas a extensão, por isso que foi algo apoiado pelo núcleo de arte do campus, o Nuarte, para que outras turmas pudessem participar. Foram convidadas turmas de ambos os turnos para que os professores levassem, pessoas que estivessem no contraturno no campus e pessoas da comunidade, então foco no ensino, mas superaberta a extensão e a comunidade da região Canguaretama”.

O concerto didático aconteceu em 2 seções de modo a contemplar pelo menos dois dos três turnos do campus; pela manhã às 10h30min e à tarde às 15h. Ainda na perspectiva que as próximas apresentações e eventos desse tipo possam acontecer também no turno noturno. E Prestigiaram as apresentações, as turmas dos cursos de informática, eventos, eletromecânica e mecânica conduzida por professores, entre eles Bruno Vitorino e o professor Genisson Carneiro, e demais servidores e estudantes interessados.

Responsável pelas informações: Professora Ana Morais.