GINTER realiza workshop com intercambistas do Campus

Socialização de experiências internacionais foi ponto de partida para discussões

Publicada por Sara Gomes em 02/08/2024 Atualizada há 1 mês, 3 semanas

O VIII Workshop do Estudos e Trabalhos para a Internacionalização (GINTER) ocorreu no dia 30 de julho de 2024, no Campus Canguaretama do IFRN.

O principal objetivo foi discutir estratégias de ações de internacionalização futuras do grupo, a partir da socialização da experiências de estudantes de cursos de graduação e de ensino técnico de nível médio do Campus que realizaram intercâmbio no Equador, na Colômbia e em Portugal.

Na ocasião, Vinicius Ferro, Eduarda Pinheiro e Elias Ramos compartilharam experiências no intercâmbio em Gestão de Turismo na Universidad Estatal Peninsula de Santa Elena (UPSE), no Equador. Já David Carvalho falou sobre o intercâmbio em Sistemas para Internet no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), em Portugal. Por fim, Ana Luiza Vilela apresentou seu relato do intercâmbio junto à Universidad Pedagogica Nacional (UPN) e Instituto Pedagogico Nacional (IPN), em Bogotá, na Colômbia.

A professora Paula Binfaré destaca ter percebido "um forte amadurecimento dos intercambistas de Gestão de Turismo e a melhoria da aprendizagem deles no retorno ao curso". O professor Éberton Marinho ressalta desdobramentos da mobilidade do David “em dois projetos de pesquisa e um workshop em colaboração internacional com IPBeja, além do trabalho de conclusão de curso dele”. Finalizando, o professor Flávio Ferreira, diretor-geral, ressalta "como essas experiências propiciaram aos nossos estudantes a construção de conhecimento intercultural a partir do olhar do outro, e vice-versa”.

Encaminhamentos

Os intercambistas e os membros do GINTER colaborarão no planejamento da recepção dos intercambistas da UPSE que deverão visitar o campus em novembro de 2024. Também serão definidas as ações do plano de trabalho 2024 do GINTER.