Funcionamento do IFRN é alterado em razão da pandemia do coronavírus

Campus Canguaretama segue a Portaria institucional com as estratégias para atuação durante esse período

Publicada em 20/03/2020 Atualizada há 1 ano

A partir dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), como das medidas de proteção necessárias à comunidade acadêmica, o IFRN publicou hoje (20) a Portaria n. 530/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção e enfrentamento à situação adotadas no âmbito do Instituto.

As atividades presenciais foram paralisadas no dia 17 de março, em razão dos riscos apontados pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19. A Portaria define as principais estratégias para a atuação da Instituição durante esse período.

CALENDÁRIO ACADÊMICO - Aulas Regulares.

O calendário acadêmico de referência do ano letivo de 2020 está suspenso. Uma nova proposta de calendário será discutida pelo Comitê de Ensino (Coen) para posterior encaminhamento ao Conselho Superior (Consup). Nesse sentido, também estão suspensas as aulas, as avaliações, os trabalhos e afins, até a revogação da portaria n. 530/2020.

A decisão pela suspensão dos calendários levou em consideração, principalmente, a falta de acesso da grande parte dos estudantes às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que impede a aplicação de ferramentas de ensino a distância a todos. A análise partiu do relato dos gestores no âmbito dos seus campi, a partir da realidade vivenciada pelos estudantes quanto ao acesso à internet, o que é reforçado pelos dados disponibilizados no questionário socioeconômico aplicado pela Instituição no momento da matrícula. De acordo com esses dados, aproximadamente 64% dos estudantes afirmam não possuir computador de mesa (desktop) em casa, enquanto 43% afirmam que não possuem notebook. Além disso, 36% deles afirmam não ter acesso à internet diariamente.

Confira na íntegra a Portaria 530/2020: