Flávio Ferreira é nomeado Diretor-geral Pro tempore do Campus Canguaretama

Diretores eleitos para o quadriênio 2020-2024 foram nomeados temporariamente

Publicada em 24/04/2020 Atualizada há 1 ano

Prof. Flávio Ferreira

O professor Flávio Rodrigo Freire Ferreira, Diretor Acadêmico titular do Campus Canguaretama desde abril de 2016, foi nomeado nesta quinta-feira (23) para o cargo de Diretor-Geral pro tempore, por intermédio da Portaria n° 666/2020-RE/IFRN, assinada por Josué de Oliveira Moreira, Reitor pro tempore do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Mesmo obtendo mais de 90% dos votos da comunidade acadêmica, incluindo docentes, técnicos administrativos e discentes do Campus durante o processo eleitoral transcorrido entre novembro e dezembro de 2019, por um entendimento jurídico, ainda não é desta vez que o educador será nomeado para o mandato eletivo: "Os Diretores Gerais eleitos assumem diante de um momento peculiar da instituição, serão muitos desafios, incluindo o contexto da pandemia e de instabilidade democrática na gestão central do IFRN. É um momento atípico e sem precedentes em nossa história institucional. Com senso de responsabilidade, vamos abraçar juntos esta missão e atuar em benefício do nosso Campus, lutando para atravessar essa crise de saúde pública para assim podermos iniciar nosso mandato eletivo em definitivo. O momento é, sobretudo, de união e fortalecimento da nossa função social. Reforço o agradecimento do apoio que tivemos da nossa comunidade, desde a eleição e dizer que trabalharemos com base no plano de gestão que apresentamos para a comunidade alicerçado na ética, no espirito público e na transparência, para assim contribuirmos com uma formação cidadã e profissional de excelência para os nossos estudantes. Celebraremos com toda a comunidade, tão logo todos os gestores eleitos democraticamente no pleito forem nomeados e empossados em seus cargos", destacou o Prof. Flávio Ferreira.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretores-Gerais (DG) de Campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do Prof. Flávio Ferreira para Diretor-Geral do Campus Canguaretama.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o prof Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores-Gerais eleitos para os Campi do IFRN foram nomeados também como Pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e, que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. "Celebraremos com toda a comunidade, tão logo todos os gestores eleitos democraticamente no pleito forem nomeados e empossados em seus cargos", destacou o Prof. Flávio Ferreira.

Sobre Flávio Rodrigo Freire Ferreira

Flávio Ferreira é Cientista Social e Antropólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Mestre em Antropologia Social pela mesma universidade e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor no ensino básico desde o ano de 2004, ingressou no IFRN em abril de 2012, como servidor docente do Campus João Câmara, onde foi o primeiro professor efetivo na disciplina de sociologia, atuando de forma ativa para estreitar o diálogo entre a instituição e as comunidades indígenas e quilombolas localizadas na região do mato-grande, em consonância com a proposta de uma educação laica, gratuita e socialmente referenciada do Projeto Político Pedagógico do IFRN, voltado a uma formação integral para todos.

Em agosto de 2013, remanejado para o Campus Canguaretama, colaborou na formulação e no planejamento das ofertas para implantação deste campus. Respondendo pela Função de Coordenador de Extensão – COEX (2013 – 2015), deu continuidade ao trabalho de diálogo com a comunidade externa, marcadamente diversa, abrangendo diversos segmentos começando pelos sujeitos do campo, quilombolas, indígenas, pescadores e agricultores familiares. Ações que o levaram a colaborar no ano de 2014 no primeiro seminário formativo para os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN.

Desde 2016 exerce o cargo de Diretor Acadêmico, colaborando diretamente com o Ensino do Campus Canguaretama do IFRN. Tem atuado também como Diretor-Geral Substituto, além de ser autor e partícipe de várias ações de ensino, pesquisa e extensão, como a criação do Observatório da Diversidade. Integra diversas comissões, relatorias de processos e grupos de trabalho locais e sistêmico, voltados ao desenvolvimento de ações institucionais.

Consulte aqui o plano de trabalho do Prof. Flávio Ferreira.

servidores