Flávio Ferreira é nomeado diretor-geral do Campus Canguaretama

Reitor José Arnóbio nomeou o diretor eleito para um mandato de quatro anos

Publicada em 22/12/2020 Atualizada há 12 meses

Professor Flávio Ferreira foi nomeado nesta segunda-feira (22)

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, nomeou nesta segunda-feira (21) o professor Flávio Rodrigo Freire Ferreira diretor-geral do Campus Canguaretama para a gestão 2020-2024. O Termo de Posse foi assinado nesta terça-feira (22).

Flávio foi eleito pela comunidade acadêmica em dezembro de 2019, com 90,38% dos votos. Com a nomeação de reitor pro tempore em 17 de abril de 2020, a nomeação dos diretores-gerais de campi havia sido realizada também de maneira pro tempore. Cumprida a decisão da Justiça para a posse do reitor eleito, os diretores assumem a partir de hoje as gestões de quatro anos para as quais foram eleitos. A nomeação foi realiza através da Portaria 1782/2020 - Reitoria/IFRN.

"Passados doze meses do pleito eleitoral e oito na condição de diretor-geral pro tempore, finalmente o ciclo de mandato eletivo tem início dentro do quadriênio de gestão. Os rumos do Campus Canguaretama seguem a trilha da Escola Cidadã, porque assim nossa comunidade escolheu. Reafirmamos nosso compromisso de continuar incentivando o diálogo, a construção do consenso, a integração entre as pessoas, a transparência, o respeito e a atitude colaborativa. O resultado mais importante nesse ano difícil de pandemia tem sido zelar pela vida. Por isso, esperançosos, seguiremos conduzindo o Campus com participação coletiva, buscando priorizar mais qualificação profissional e desenvolvimento para a Microregião do Litoral Sul Potiguar", declarou o diretor-geral.

CONHEÇA O DIRETOR-GERAL DO CAMPUS CANGUARETAMA

Flávio Ferreira é Cientista Social e Antropólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Mestre em Antropologia Social pela mesma universidade e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor no ensino básico desde o ano de 2004, ingressou no IFRN em abril de 2012, como servidor docente do Campus João Câmara, onde foi o primeiro professor efetivo na disciplina de sociologia, atuando de forma ativa para estreitar o diálogo entre a instituição e as comunidades indígenas e quilombolas localizadas na região do mato-grande, em consonância com a proposta de uma educação laica, gratuita e socialmente referenciada do Projeto Político Pedagógico do IFRN, voltado a uma formação integral para todos.

Em agosto de 2013, remanejado para o Campus Canguaretama, colaborou na formulação e no planejamento das ofertas para implantação deste campus. Respondendo pela Função de Coordenador de Extensão – COEX (2013 – 2015), deu continuidade ao trabalho de diálogo com a comunidade externa, marcadamente diversa, abrangendo diversos segmentos começando pelos sujeitos do campo, quilombolas, indígenas, pescadores e agricultores familiares. Ações que o levaram a colaborar no ano de 2014 no primeiro seminário formativo para os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN.

Desde 2016 exerce o cargo de Diretor Acadêmico, colaborando diretamente com o Ensino do Campus Canguaretama do IFRN. Tem atuado também como Diretor-Geral Substituto, além de ser autor e partícipe de várias ações de ensino, pesquisa e extensão, como a criação do Observatório da Diversidade. Integra diversas comissões, relatorias de processos e grupos de trabalho locais e sistêmico, voltados ao desenvolvimento de ações institucionais.

Consulte aqui o plano de trabalho do Prof. Flávio Ferreira.