Reunião
Fapern e IFRN Canguaretama articulam ações no Polo Territorial
Reunião teve como foco o planejamento de ações do PROREG/RN no território Agreste Litoral Sul
Publicada por Hiago Galvão em 12/02/2026 ― Atualizada em 12 de Fevereiro de 2026 às 09:09
A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern) realizou uma reunião de articulação estratégica com a gestão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Canguaretama, que sedia um dos 11 Polos Territoriais descentralizados da Fapern no estado. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre as instituições e conhecer as principais demandas do território.
Na oportunidade também foi apresentado o Programa Estratégico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional do Rio Grande do Norte (PROREG/RN), que é uma iniciativa do Governo do Estado, executada por meio da Fapern, com intuito de reduzir as assimetrias regionais na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
A reunião contou com a participação da coordenadora do Eixo Temático II – Formação e Valorização do(a) Pesquisador(a) do PROREG/RN, Maria de Fátima Bezerra, do diretor-geral do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira, do diretor acadêmico Márcio Marreiro e do professor Leandro Costa, coordenador de pesquisa em exercício e assessor de projetos.

Realizado no dia 28/01, quarta-feira, às 10h30 da tarde na sala de reuniões da direção geral. Segundo Maria de Fátima Bezerra, coordenadora do eixo em Canguaretama, a reunião foi organizada em duas etapas: “Na primeira parte, realizamos uma apresentação institucional da Fapern, destacando seus eixos de atuação, os Polos Territoriais e os principais programas estratégicos. Também detalhamos o objetivo geral e os objetivos específicos do PROREG/RN, além de sua atuação nos territórios do estado”, explicou.
O PROREG apoia e fomenta programas de pós-graduação em diferentes regiões do estado, além da elaboração e implementação de projetos de pesquisa voltados à superação das heterogeneidades científicas, tecnológicas, produtivas e territoriais, em consonância com as políticas de desenvolvimento ambiental, social e econômico do Rio Grande do Norte.
Na sequência, foi apresentado o Eixo Temático II – Formação e Valorização do/a Pesquisador/a. A coordenadora contextualiza que um questionário diagnóstico foi realizado para levantamento das demandas do território e afirma que o mesmo
Nos permitiu compreender melhor as necessidades do Campus e alinhar as ações futuras do programa.
De acordo com a coordenação, a ação promovida na reunião foi fundamental para fortalecer a cooperação entre a Fapern e o Campus enquanto Polo Territorial.
Polos Territoriais da FAPERN
Os Polos Territoriais da Fapern são unidades descentralizadas, com estruturas físicas e funcionais sediadas em instituições parceiras, como o IFRN. Esses polos têm como objetivo ampliar a atuação da Fundação junto aos Territórios da Cidadania do RN, aproximando a política de CT&I das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTIs) e das realidades locais onde vive a população.
Além de fortalecer a interiorização da ciência, os polos estimulam o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no interior do estado, com ênfase na redução das assimetrias regionais e na promoção do desenvolvimento territorial sustentável. As atividades são realizadas em espaços cedidos por ICTIs ou órgãos públicos parceiros, que mantêm protocolos de cooperação técnica com a Fapern.
A implantação dos Polos Territoriais está alinhada à configuração dos Territórios da Cidadania do Rio Grande do Norte, considerando as vocações locais, potencialidades e necessidades específicas de cada região, como estratégia estruturante para a consolidação do ecossistema estadual de ciência, tecnologia e inovação.
Polo Territorial da FAPERN no Campus Canguaretama
No Campus Canguaretama, o polo territorial descentralizado da FAPERN está localizado no Núcleo de Pesquisa - Prédio Anexo, funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h.
O espaço é coordenado pela pesquisadora Maria de Fátima Bezerra e tem como objetivo principal contribuir para formação e valorização de pesquisadores/as da iniciação científica ao estágio de pós-doutorado, com incentivo a pesquisadores/as jovens até os seniores, com vistas à fixação destes no interior do Estado e a criação de uma cultura científica.
Assessoria de Comunicação/Fapern
Liana Lacerda
- Palavras-chave:
- Reunião IFRN Campus Canguaretama