EXPOSIÇÃO

Exposição fotográfica "Abílio Alves: Retratos e memórias do agreste potiguar" recebe 300 visitantes e tem avaliação positiva

Publicada em 08/04/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A exposição "Abílio Alves: retratos e memórias do agreste potiguar, promovida entre os dias 8 e 18 de março, contou com cerca de 300 visitantes. A mostra fotográfica ocupou o mezanino da Biblioteca do Campus Canguaretama, apresentando um resumo dos 50 anos de carreira do fotógrafo Abílio Alves, natural da cidade de Santo Antônio/RN. O “retratista” Abílio, atuou como fotógrafo viajante em mais de 35 municípios do agreste e litoral sul norte-rio-grandenses e norte paraibano, registrando uma diversidade de aspectos socioculturais, representativos das famílias e da história de cada lugar. O acervo foi composto basicamente por fotografias, documentos pessoais e máquinas fotográficas provenientes da coleção particular de Abílio Alves, abrigados em expositores emprestados para a ocasião pelo Museu Câmara Cascudo, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A realização desse tipo de evento no âmbito do Instituto, objetiva promover em geral o acesso à arte criada pelos alunos ou por artistas potiguares, destinada à apreciação da comunidade escolar e externa. Nessa perspectiva, além de significar uma prática consequente do ensino, se configura igualmente como uma ação de extensão, onde são evidenciados, sobretudo, obras de arte e artistas pertencentes às comunidades que compõem os municípios nos quais estão sediados os campi do IFRN. Além disso, as exposições constituem importantes momentos de aprendizagem, ressaltando o valor das manifestações artísticas como componentes significativos da cultura local e das interpretações estabelecidas pelo olhar do público visitante.

Como processo metodológico de elaboração, há, desde o planejamento inicial, o envolvimento de grande parte dos servidores, da direção geral aos funcionários terceirizados, e também dos alunos, todos juntos atuando como responsáveis por cumprir com as necessidades técnicas e estruturantes exigidas para a concretização do evento. A exposição teve ótima receptividade pela comunidade escolar, motivou registros audiovisuais, um deles realizado pelo programa IFRN em Pauta, e foi pioneira nesse formato para o Campus Canguaretama. Sua realização serve de estímulo para que surjam outros  projetos similares que contribuam da mesma maneira para a formação geral de estudantes, servidores e população atendida pelo Campus.