Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Educação Profissional

Eventos discutem direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade

Programação acontece entre os dias 19 e 20 deste, com organização do IFRN, IFPA e IFPE

Publicada em 16/11/2020 Atualizada há 1 ano

Nos dias 19 e 20 de novembro, acontecem a II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e Sexualidade na Educação Profissional e o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos & Diversidade. Os eventos são organizados em parceria entre o IFRN - a partir do Observatório da Diversidade, do Campus Canguaretama, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Campus Natal-Central -, o IFPA e o IFPE. 

Todas as atividades serão  transmitidas de forma on-line, pelo canal do YouTube Observatório da Diversidade. A programação é gratuita, acessível em Libras e com certificação. A programação vai contar com a apresentação de trabalhos de estudantes e pesquisadores. 

SOBRE OS EVENTOS

Voltado para pesquisadores, estudantes, técnicos, membros de movimentos sociais e demais interessados, os encontros têm como tema “Corpos Interseccionais em luto e em luta” e contam com a organização do IFPA, em parceria com o IFPE, IFRN e Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), além do apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFPA), em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGEd/UFRN). 

A II Jornada é fruto de um projeto de pesquisa interinstitucional financiado pelo edital universal do CNPq e desenvolvido por pesquisadores, estudantes, técnicos, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação do IFRN, do IFPE, do IFPA, da FPS, da Universidade de Montpellier (França) e da Universidade Jean-Monnet/Saint Étienne (França). A produção do conhecimento e as práticas pedagógicas desenvolvidas por essas instituições de formação profissional apontam para uma invisibilidade, vulnerabilidade e sofrimento envolvendo estudantes mulheres e/ou LGBT+.

 

Na mesma perspectiva, o II Colóquio Marielle Franco de Direitos Humanos e Diversidade propõe dar continuidade ao debate sobre a conquista e o reconhecimento de direitos, sobre o respeito às diversidades culturais, de gênero e etnicorraciais. Pretende-se, ainda, problematizar a fragilização da democracia no Brasil em contexto pandêmico e suas implicações para as populações mais vulneráveis, e refletir sobre o papel estratégico da formação de professores e da Educação Profissional e Tecnológica enquanto atores e espaço de resistência.

ACESSE:

Site dos eventos

Canal YouTube Observatório da Diversidade