Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

Estudantes do IFRN realizam projeto de pesquisa na Praia da Pipa

O trabalho conta com a participação de bolsistas e voluntários do instituto

Publicada em 30/11/2016 Atualizada há 1 ano

Alunas do IFRN aplicam formulários sobre o projeto na Praia de Pipa

O projeto, intitulado de “Análise das motivações dos consumidores em realizar boca a boca eletrônico positivo sobre os bares e restaurantes da Praia de Pipa”, tem como objetivo investigar a respeito dos incentivos que levam os turistas e demais consumidores a realizar boca a boca eletrônico positivo (eWOM) sobre os bares e restaurantes da Praia da Pipa, localizada no município de Tibau do Sul/RN, também considerada como destino indutor do turismo potiguar e conhecida em escala internacional. Além disso, busca-se avaliar a qualidade e satisfação referentes aos serviços oferecidos aos consumidores, assim como levantar o perfil sociodemográfico e a frequência de publicações de eWOM dos entrevistados. 

Desenvolvida por estudantes do curso de Gestão de Turismo do IFRN – Campus Canguaretama e orientada pelo professor Dr. Márcio Marreiro, a pesquisa está relacionada à linha de “Gestão de Projetos, Marketing e Inovação em Turismo” e está sendo cultivada através de entrevistas com turistas e consumidores de bares e restaurantes de Pipa. Estima-se que mais de 300 pessoas já responderam aos formulários produzidos pelos bolsistas e voluntários. 

É válido destacar que o projeto foi financiado pelo EDITAL INTERNO Nº 16/2016 – DG/IFRN – Campus Canguaretama - BOLSAS DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA - EXERCÍCIO 2016, sendo o  primeiro lançado com recursos do próprio Campus. Ademais, conta com a colaboração do professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, Dr. Sérgio Marques Júnior e da mestra e professora do IFRN – Campus Natal (Tirol), Mônica Almeida Gavilan Santoro.

Como resultados provenientes dessa pesquisa, alguns podem ser salientados, dentre os quais o conjunto de informações para embasar ações em prol da melhoria da experiência do turista nos bares e restaurantes da Praia da Pipa; dados sobre o perfil do consumidor em relação ao comportamento online e ao aproveitamento desses conhecimentos por parte dos empresários; insights sobre concepção e implementação de novas formas e alternativas de estímulo à relações de interação dos consumidores com as mídias sociais e embasamento para ações que incentivem a satisfação do consumidor com vistas ao engajamento dele em boca a boca eletrônico positivo dos empreendimentos frequentados.

Confira na lista abaixo os nomes dos integrantes do projeto: 

Orientador: 

Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação, Dr. Márcio Marreiro das Chagas

Alunos do Curso de Gestão em Turismo: 

Cleisson Ailton de Matos da Silva – Bolsista

João Paulo Serafim Félix – Bolsista

Josilene Alves de Souza – Voluntária 

Laís Rosane Pereira da Silva – Voluntária 

Maria Analice Antônio da Silva – Voluntária 

Maria Viviane do Nascimento – Voluntária 

Nicélia Rosa da Silva Conceição - Voluntária 

Taiza Maria Souza da Silva - Bolsista 

Waleson Ferreira da Silva - Bolsista 

 

Colaboradores: 

Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN, Dr. Sérgio Marques Júnior;

Professora e mestra do IFRN – Campus Natal (Tirol), Mônica Almeida Gavilan Santoro.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas