Estudantes do IFRN Campus Canguaretama realizarão intercâmbio no Equador

Os estudantes irão realizar mobilidade internacional de envio para a Universidad Estatal Peninsula de Santa Elena (UPSE), na costa do Equador

Publicada por Sara Gomes em 03/08/2023 Atualizada há 9 meses, 2 semanas

Elias Ramos e Eduarda Pinheiro são alunos do IFRN Campus Canguaretama, ambos do curso superior de Tecnologia de Gestão de Turismo, e irão realizar mobilidade internacional de envio para a Universidad Estatal Peninsula de Santa Elena (UPSE), na costa do Equador, de agosto a dezembro de 2023, com o investimento financeiro do IFRN, e vão cursar as disciplinas equivalentes àquelas do 4º semestre do curso. Os alunos irão acompanhados da Professora Myriam Sarabia (UPSE) e da Professora Paula Brumatti (IFRN CANG)

“Quando me inscrevi no edital ainda achava uma realidade distante a possibilidade de conhecer outro país, cultura e de convivência em outro lugar, mas com aproximação da data de embarque, sinto que estou próxima de atingir outras metas!” Afirma Eduarda Pinheiro.

“Uma experiência como essas oportuniza benefícios individuais, como a educação para o respeito mútuo entre os povos de diferentes origens, as trocas interculturais dos saberes, a valorização da cultura local também na perspectiva do outro, o aprimoramento de uma língua estrangeira (no caso, Língua Espanhola), dentre outras. Além disso, oportuniza ganhos institucionais, como a ampliação da rede de professores e pesquisadores, a prospecção de fomento externo dos países via projetos de pesquisa ou de extensão, o aumento do prestígio internacional e a possibilidade de produção acadêmico-científica conjunta.” Disse o professor Helber Wagner, Assessor de Relações Internacionais do Campus Canguaretama.

O Campus Canguaretama tem um histórico de mobilidades internacionais, com a Ana Luiza da Rocha Ferreira, ex-aluna do curso técnico integrado em Eventos, que embarcou para Berlim, em 2018, depois de vencer o Prêmio Lebenskunst Transatlântico de Fotografia, com uma foto da região em que vive, com financiamento do Club Transatlântico;
Gustavo Martins, ex-aluno do curso técnico integrado em Eventos, que foi aos Estados Unidos da América, em 2020, por 3 semanas, com financiamento do governo estadunidense via Programa Jovens Embaixadores;
Vinicius Ferro, do curso superior de Tecnologia de Gestão de Turismo, que foi cursar o 5º período do curso na UPSE, em 2023, com financiamento do IFRN;
Eduarda Pinheiro, do curso superior de Tecnologia de Gestão de Turismo, que vai cursar o 4º período do curso na UPSE, em 2023, com financiamento do IFRN;
Elias Ramos, do curso superior de Tecnologia de Gestão de Turismo, que vai cursar o 4º período do curso na UPSE, em 2023, com financiamento do IFRN; e David Carvalho, do curso superior de Tecnologia de Sistemas para Internet, que vai cursar o 5º período do curso em um Instituto Politécnico, em Portugal, em 2024, com financiamento do IFRN. *Resultado preliminar.

No que se refere a outras experiências de internacionalização, para além de mobilidade internacional de envio de estudantes, é preciso pontuar que temos o Grupo de Estudos e Trabalhos para a Internacionalização (GINTER) ativo no campus. Aliás, o GINTER já integra 14 servidores docentes e técnicos-administrativos dos campi CANG, CNAT, ZN e CAL. Somente para este ano, estão planejadas ou já estão sendo desenvolvidas 17 ações de internacionalização nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, em formatos variados, como cursos FIC, minicursos, publicação conjunta, projetos internacionais e eventos.

Tudo isso revela que o Campus Canguaretama está em processo de estabelecimento de uma cultura de educação internacional, em que estudantes e servidores passam a se envolver e se engajar em ações de internacionalização que, ao final, contribuem para ampliar benefícios individuais e institucionais.