Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNACIONALIZAÇÃO

Estudantes do Campus Canguaretama consolidam trabalho de pesquisa internacional em gestão da inovação

Projeto EULA-GTEC integra IFRN, UFRN e instituições da América Latina e Europa

Publicada em 15/06/2020 Atualizada há 12 meses

As estudantes Letícia Bezerra da Silva e Talita Primo do Nascimento, do curso de Gestão de Turismo, atuaram em projeto de extensão concebido com base em uma atividade do projeto de pesquisa internacional EULA-GTEC, fomentado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. O objetivo do trabalho delas foi aproximar o IFRN das Pequenas e Médias Empresas do estado, por meio da construção de uma base de conhecimento com informações sobre o perfil de gestão da inovação das empresas.


Sob orientação da Profa. Dra. Paula Wabner Binfaré e do Prof. Dr. Helber Wagner da Silva, resultados parciais do trabalho das estudantes foram apresentados no Workshop in Lisboa (2018) e, recentemente, consolidados em artigo acadêmico-científico na Revista Brasileira de Extensão Universitária. “Foi um período recompensador, pois a experiência e a aprendizagem obtidas no projeto permitiram que superássemos dificuldades durante a coleta de informações das empresas e favoreceram nosso amadurecimento acadêmico, ao ampliar perspectivas e possíveis áreas de estudo que pretendemos explorar”, dizem Letícia Silva e Talita Primo.


Nas palavras da professora Paula Binfaré, representante do IFRN no EULA-GTEC, “além de um grande passo para a internacionalização do IFRN, a participação em projetos como este proporciona aos(às) estudantes vivenciar por completo o ciclo inerente à pesquisa e à extensão, que se inicia com a definição de objetivos, perpassa a coleta e análise de dados e resulta na publicização dos resultados”. O IFRN também é parceira da UFRN na oferta do MBA em “Gestão Internacional em Tecnologia e Inovação”, cuja diplomação poderá ser validada em qualquer instituição do consórcio EULA-GTEC.

 
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas