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ENSINO

Estudantes de Informática realizam atividades técnicas apoiadas na Constituição

Os três poderes da República foram contemplados

Publicada em 08/02/2023 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Simulação de Sessão do Poder Legislativo

Estudantes do 3º ano de Informática desenvolveram um projeto integrador envolvendo Redes de Computadores e Sociologia na temática de Cidades Humanas Inteligentes. Um grupo representando o Governo foi orientado na escrita de um Projeto de Lei Ordinária (PLO), que foi recepcionado no Senado Federal por outro grupo representando senadores da base governista. Um terceiro grupo atuou como senadores de oposição. A culminância foi uma Sessão Deliberativa do Senado Federal no Auditório do campus. No início da sessão, houve a execução do Hino Nacional. A sequência da atividade foi a fala do Governo em prol do PLO, seguida de fala da base e da oposição. Houve debate de ideias entre os senadores, por meio de perguntas e respostas a partir do PLO. Ao final, houve a votação em Plenário, formado por professores convidados, que decidiram aprovar o PLO. Segundo a professora Edilene Dayse Araujo da Silva, de Sociologia, "o trabalho superou todas as expectativas e propiciou à turma um vislumbre do complexo universo parlamentar em nosso país. Além do percurso formativo com os discentes, conseguimos, em diálogo com o Senado, o repasse de Constituições Federais para serem entregues aos estudantes. Foi emocionante vê-los em posse da Carta Magna".

 

Simulação de Sessão do Poder Judiciário

Estudantes do 4º ano de Informática realizaram uma atividade, no formato de júri simulado, a fim de decidir pela escolha entre o sistema operacional Linux ou Windows para instalação em um servidor de rede de uma empresa, como culminância da disciplina de Sistemas Operacionais de Redes. Um grupo (Promotoria) foi orientado a levantar vantagens do Linux em aspectos, como usabilidade, confiabilidade, segurança, custo, dentre outros. Já um outro grupo (Defesa) estudou e expôs as vantagens do Windows com base nos mesmos critérios. Após as argumentações, um terceiro grupo (Conselho de Sentença) fez perguntas à Promotoria e à Defesa para esclarecer dúvidas técnicas. Ao final, o Conselho de Sentença, com base nas respostas e nos próprios estudos, decidiu recomendar a instalação do Linux no servidor da empresa. O estudante Rafael Emídio disse que "essa atividade foi bastante interessante, pois foram apresentados e discutidos vários pontos do tema proposto em um formato que ajuda a desenvolver o senso crítico e a argumentação dos estudantes".

Palavras-chave:
ensino

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