LEITURA E ESCRITA

Estudantes de Eletromecânica e de Informática produzem resenhas e poemas

Publicada em 10/06/2020 Atualizada há 1 ano

Maria Clara, estudante de Eletromecânica

Após os alunos lerem o livro “Histórias que os jornais não contam”, do autor Moacyr Scliar, disponibilizado por meio do Programa Nacional do Livro Didático – Literário, algumas propostas de atividades de leitura e de escrita foram desenvolvidas na área de Língua Portuguesa e Literatura com o auxílio de livros, celular/computador e internet, no período de distanciamento social.

Seguindo o roteiro didático, escolheram uma crônica (entre 54 que ali estão) e produziram uma resenha – descritiva ou crítica – e gravaram um pequeno vídeo registrando a produção desse gênero discursivo. Para auxiliar em sua propagação, os alunos fizeram as divulgações no grupo virtual da sala.

Na escolha do melhor vídeo do primeiro ano de Informática, uma comissão também virtual foi articulada pela Professora de Língua Portuguesa, Magda Diniz, e por mais três professores: Creusa Lelis (Educação Física), Evanildo Nunes (Física) e Valberio de Araújo (de Eletricidade/Eletrônica). Para o primeiro ano de Eletromecânica, a própria turma pôde votar por meio do aplicativo https://oficinadetextosifrn.typeform.com/to/CremTN.

Iniciada em 9 de abril, essa atividade contou com 16 vídeos inscritos, parabenizando, em 17 de abril, as discentes Emily Amorim, do curso de Informática, com a resenha da crônica “Estranhas afinidades”, e Maria Clara (Foto), do curso de Eletromecânica, com “O amor é reciclável”, pelos melhores vídeos produzidos. Esses materiais fílmicos estão disponíveis no Instagram do Campus.

Além dessa proposta, as duas turmas foram convidadas para participar de um concurso literário, promovido por uma drogaria brasileira (https://concursoliterario.paguemenos.com.br). Em 20 de abril, Emilly Brito, com o título “Como as estações”, e Flávia Macena, com “Torne-se”, ambas discentes do Curso de Informática, inscreveram seus poemas.

Para a Professora Magda Diniz, “durante o período de distanciamento social, a intenção dessas práticas foi e é de continuar ampliando as competências necessárias à leitura e à produção de vários gêneros discursivos em parceria com as mídias sociais, visto que os discentes demonstram bastante interesse quando há essa relação”. Ressaltou ainda que os estudantes avaliaram a atividade de produzir uma resenha como desafiadora, pois a maioria nunca tinha escrito esse gênero em anos anteriores, principalmente documentá-lo em vídeo.