bate papo

Equipe multiprofissional realiza momento formativo sobre rotina de estudos

Diálogo aconteceu na tarde de hoje (3), com estudantes de diferentes cursos

Publicada em 03/09/2020 Atualizada há 1 ano

Com a organização da Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) e da Equipe Técnico Pedagógica (Etep), aconteceu na tarde de hoje (3) mais uma edição do projeto “Bate papo com os alunos”. O tema desta vez foi “Rotina de Estudos no Ensino Remoto”, com a condução da pedagoga Pollyanna Brandão, da técnica em assuntos educacionais Gracielle Cristine e da psicóloga Nivia Lopes.

O encontro contou com a participação de cerca de 80 estudantes, de diferentes cursos. Na abertura, o diretor acadêmico Márcio Marreiro declarou: “esta é uma reunião extremamente importante, já que estamos nos encaminhamentos para o retorno das aulas”.

A equipe de servidoras explicou que as aulas devem ser retomadas de forma remota, contando com momentos síncronos (interações ao vivo) e assíncronos (atividades realizadas sem interação, como leituras, exercícios e visualização de vídeos). Os períodos letivos deverão ser realizados em módulos (grupos de disciplinas). As disciplinas que exigem momentos presenciais em laboratórios deverão ser organizadas nos módulos finais.

A coordenadora de Atividades Estudantis, Dorineide Matias, explicou que a Minuta da Resolução dos Auxílios e Ações Emergenciais de Assistência Estudantil no contexto do Ensino Remoto foi construída pelos assistentes sociais do IFRN e apreciada por comissões com participação de profissionais de diversos campi. Após ampla discussão e finalização da minuta, o documento foi protocolado para apreciação e aprovação do Conselho Superior (Consup). "O reitor pro tempore aprovou a Minuta ad referendum [sem apreciação dos conselheiros], incluindo um prazo de 5 dias para apresentação e homologação do Edital para a concessão dos auxílios. Os assistentes sociais esclarecem que esse prazo não é possível em razão da necessidade de adequações do Suap para o recebimento dos cadastros dos estudantes, mas todos os encaminhamentos estão sendo tomados pelos servidores, comprometidos com a educação pública e inclusiva de excelência", explicou Dorineide.

Gracielle informou que na próxima semana o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) vai se reunir de forma on-line com os estudantes com necessidades específicas. O aluno Emerson Samy perguntou: “que tal uma aulinha sobre o ambiente virtual que iremos utilizar, antes da estreia das aulas?”. Nivia respondeu: “certamente vocês um momento de ambientação sim, para conhecer as ferramentas”. O Campus atua para que o retorno seja inclusivo, com condições para que todos os estudantes tenham acesso às aulas.

Pollyanna destacou: “estamos aqui procurando desenvolver a autonomia de vocês”. O professor e coordenador de curso Alberto Correia acrescentou: “é uma situação nova para todo mundo. É necessário estar sempre aberto, presente, dialogando. Importante estar junto!”. Caso os estudantes tenham dúvidas, podem encaminhar mensagens para etep.cang@ifrn.edu.br ou servicosocial.cang@ifrn.edu.br.

Confira algumas das dicas compartilhadas durante o encontro:

• Manter contatos atualizados no Suap;
  • Preparar-se antes da aula quanto ao acesso ao link;
  • Manter contato virtual com colegas e professores (grupos de redes sociais, e-mails e ambientes virtuais de aprendizagem)
  • Buscar ambientes mais silenciosos e organizados para assistir às aulas;
  • Separar e organizar o material necessário;
  • Criar rotina de estudos;
  • Ter material de registro (anotações) em mãos;
  • Manter abertos apenas os softwares necessários para as aulas;
  • Caso perca a conexão ou tenha alguma dificuldade relacionada à rotina familiar, durante a aula, procurar comunicar ao docente.