História do Brasil

Equipe do Campus Canguaretama conquista medalha de bronze na ONHB

Equipe Omnia Vincit é formada pelos estudantes Anderson Silva, Ayron Matias e Davi Sena

Publicada em 23/11/2020 Atualizada há 1 ano

Estudantes foram orientados pelo professor Bruno Balbino

A equipe Omnia Vincit, formada pelos estudantes Anderson Silva Bernardo dos Santos, Ayron Matias Alves e Davi Sena, orientados pelo professor Bruno Balbino, acaba de conquistar a medalha de bronze da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O resultado foi divulgado neste domingo (22), em evento realizado pela primeira vez de forma on-line, em razão da pandemia de Covid-19.

A Olimpíada conta com fases eliminatórias e teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo o país. Os estudantes que formam o Omnia Vincit fazem o curso técnico integrado ao ensino médio do Campus Canguaretama. Junto a mais de 100 estudantes do Campus, eles passaram por um processo colaborativo de preparação, coordenado pelos professores de História: Bruno Balbino, Ana Cristina Lima e Giulia de Melo.

A preparação começou com um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) sobre fontes históricas voltado para as equipes inscritas na Olimpíada, organizado pelos professores. Após a pandemia, continuou através de plataformas on-line de reuniões. "O orientador auxilia as equipes, fazendo a mediação entre os conteúdos trabalhados nas questões e nas tarefas propostas pela ONHB e a aquisição do conhecimento histórico por parte dos alunos. Em síntese, nossa função é ser um facilitador", explica Bruno.

A ONHB está em sua 12ª edição e é organizada pelo Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp). Chegaram à final 421 equipes de todos os estados brasileiros, com um total de 1,6 mil participantes. Das 13 medalhas entregues ao Rio Grande do Norte, 12 foram para equipes do IFRN. Mais uma vez, o Nordeste despontou como a região mais premiada do país, conquistando 64 das 90 medalhas entregues.

Apesar do caráter competitivo, com fases eliminatórias realizadas com todas as equipes inscritas, o objetivo da Olimpíada é desenvolver os lados reflexivos, críticos e colaborativos dos estudantes. "Eu aprendi a ter uma visão mais crítica da história do Brasil. A ONHB nos proporciona isso, enxergar lados da nossa história que podem ser esquecidos pela maioria, mas que são fundamentais para entender o que se passa no nosso país hoje", destacou Davi Sena.

CONFIRA A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO