DIGAE

Equipe de Saúde e Psicologia promove rodas de conversa com alunos

As atividades aconteceram nas manhãs dos dias 21 e 28 de junho de 2017

Publicada em 29/06/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A equipe de Saúde e Psicologia do Campus Canguaretama, através da Diretoria de Atividades Estudantis (DIGAE) e em parceria com os Grupos de Trabalho de Psicologia e Saúde, realizou nos dia 21 e 28 de junho de 2017 rodas de conversa com os estudantes sobre o tema “Sofrimento Psíquico na Atualidade”. O objetivo dessa atividade foi refletir a respeito do adoecimento psíquico no ambiente acadêmico e como isso interfere na saúde e nos estudos dos alunos.

Sob o lema “Quando o corpo pede um pouco mais de alma”, a DIGAE, neste mês de junho, fomentou ações que envolvem a saúde mental. Nesse sentido, no período anterior ao dia 21, foi disponibilizada uma caixa na entrada principal do campus para que os alunos pudessem colocar bilhetes sobre dúvidas e reflexões sobre saúde mental e como o modo de vida na atualidade interfere no bem-estar. Além disso, cartazes e banners sobre essas atividades ficaram à disposição da comunidade.

No momento das rodas de conversa, os bilhetes foram abertos e houve uma discussão sobre os respectivos conteúdos com o médico, o dentista e a psicóloga, Jocélio Ramalho, Lailson Lima e Nívia Lopes, respectivamente. Sobre o desenvolvimento dessa ação, a psicóloga destaca a importância desse diálogo para a aproximação da equipe com a vida acadêmica e as demandas dos (as) alunos (as), da construção de estratégias coletivas de enfrentamento às situações que geram desgaste emocional e da promoção de  uma reflexão contínua sobre a relevância de estar atentos aos sentimentos, pensamentos e comportamentos, assim como em relação aos impactos na saúde mental e física de cada um.
extensao