Jornada Pedagógica de Canguaretama

Em parceria com a Prefeitura de Canguaretama, Campus realiza jornada pedagógica

O evento aconteceu nos dias 8 e 13 de fevereiro de 2017

Publicada em 06/03/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Após reunião que estabeleceu parceria institucional entre representantes do Campus Canguaretama e da  Secretaria de Educação de Canguaretama em janeiro, foi realizada , no dia 8 de fevereiro, a abertura da jornada pedagógica. Apresentando como tema a "Educação para a Diversidade: Inovação e Inclusão nos Caminhos da Sala de Aula”, o evento também foi uma oportunidade para a apresentação de uma proposta a respeito da mudança na eleição dos diretores das escolas municipais de Canguaretama.

No evento, estiveram presentes os professores da rede municipal de ensino, o Diretor-Geral, Valdelúcio Ribeiro; o Diretor Acadêmico, Flávio Ferreira; a professora Clarissa Andrade; a prefeita Fátima Marinho; o vice-prefeito, João Alberto Teixeira do Campus Canguaretama; o presidente da câmara, João Paulo Pessoa; a Secretária de Educação, Elizabete Marinho; a Secretária Adjunta, Iêda Lima e o professor Dr. Arlindo Vieira da Universidade do Minho, este último ministrou uma palestra com o tema “Reformas Curriculares em Cabo Verde”. Na ocasião, foram discutidos assuntos associados ao desenvolvimento da educação no país cabo-verdiano e no Brasil.

Posteriormente, no dia 13 de fevereiro, o Campus Canguaretama promoveu oficinas para os professores municipais, as quais tiveram como temas “Novas tecnologias na escola”, “A educação infantil e as práticas de incentivo à leitura”, “Educação inclusiva e libras”, “Os indicadores educacionais e os desafios da escola”, “Coordenador pedagógico: que papel tem, hoje, na escola?”. Para a realização dessa atividade, houve a contribuição dos professores Clarissa Andrade, Gracielle Farias, Helber Silva, Monik Neves e Timótheo Machado, que atuaram como ministrantes das oficinas.

É importante lembrar que a parceria entre o Campus e a Prefeitura de Canguaretama atua desde 2014 e que a escolha dos temas das oficinas foi definida conjuntamente. Quanto à efetivação da jornada pedagógica, a professora Clarissa Andrade afirma que “o evento assume importância por ser um momento formativo muito rico para todos os envolvidos, especialmente no início do ano letivo, além de estreitar e fortalecer nossos laços com os professores da Rede Municipal de Educação de Canguaretama no sentido de construirmos - coletivamente - práticas pedagógicas mais ajustadas às necessidades da rede”.

extensao
servidores