Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Egressos do Campus participam do “Primeiras Jornadas Científicas Internacionales de Turismo 2025”.

Os trabalhos apresentados geraram artigos que resultaram em publicação de capítulos.

Publicada por Karen Santos em 17/11/2025 Atualizada em 17 de Novembro de 2025 às 10:33

No dia 30/09, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Canguaretama, juntamente com o Grupo de Estudos e Trabalhos para a Internacionalização (GINTER), teve a honra de participar do evento Primeiras Jornadas Científicas Internacionales de Turismo 2025, promovido pela Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), do Equador.

O evento contou com a participação de professores e pesquisadores de diversas universidades e institutos, e teve como objetivo promover a troca de conhecimento e a colaboração em pesquisas relacionadas ao turismo entre diferentes instituições de ensino superior.

Os egressos do curso superior em Gestão de Turismo Eduarda Pinheiro e Vinícius Ferro tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos que refletem as experiências e aprendizados adquiridos ao longo da formação. Dentre as produções, temos “Internacionalização e mobilidade estudantil: a experiência dos participantes” e “Filtro da Hospitalidade: um protocolo de acolhimento para estudantes estrangeiros apoiado em turismo e hospitalidade”. Ambos propõem reflexões e práticas voltadas à inclusão, integração cultural e valorização da hospitalidade no contexto universitário.

Eduarda Pinheiro, uma das participantes do evento, cita um pouco da sua experiência:

Uma dádiva ter sido convidada e poder apresentar o resultado do meu trabalho científico, que surgiu durante a realização do intercâmbio. Além de fortalecer a parceria com a universidade estrangeira, possibilita inovação científica e tecnológica; articulação institucional entre docentes, discentes e parceiros internacionais, fortalece o intercâmbio de saberes e experiências; promove internacionalização da pesquisa, estimula a participação de estudantes e professores em espaços científicos de alcance global e ainda divulga ações acadêmicas do curso e do Campus Canguaretama, projetando sua atuação no cenário internacional do turismo.

Eduarda Pinheiro

Para o professor Helber Silva, líder do GINTER, “a participação neste evento representa um desdobramento importante e abre novas oportunidades na parceria com a UPSE”.

Além das apresentações, a participação dos estudantes e pesquisadores resultou também na publicação de um livro. A obra reúne capítulos que registram vivências, análises e reflexões construídas ao longo do intercâmbio realizado pelos estudantes. Nomeado como: "Passaporte IFRN - Relatos de intercâmbio e mobilidade internacional de estudantes e servidores", a contemplação, é composta por 30 depoimentos de estudantes e 7 depoimento de servidores, que compartilham suas experiências em países como Colômbia, Uruguai, Equador, Portugal, Espanha, entre outros.

O evento Primeiras Jornadas Científicas Internacionales de Turismo 2025 representa um marco significativo para o curso de Turismo e para o Campus Canguaretama ao fortalecer participações internacionais em atividades relevantes para o eixo.