Evento
Egressos do Campus participam do “Primeiras Jornadas Científicas Internacionales de Turismo 2025”.
Os trabalhos apresentados geraram artigos que resultaram em publicação de capítulos.
Publicada por Karen Santos em 17/11/2025 ― Atualizada em 17 de Novembro de 2025 às 10:33
No dia 30/09, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Canguaretama, juntamente com o Grupo de Estudos e Trabalhos para a Internacionalização (GINTER), teve a honra de participar do evento Primeiras Jornadas Científicas Internacionales de Turismo 2025, promovido pela Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), do Equador.
O evento contou com a participação de professores e pesquisadores de diversas universidades e institutos, e teve como objetivo promover a troca de conhecimento e a colaboração em pesquisas relacionadas ao turismo entre diferentes instituições de ensino superior.
Os egressos do curso superior em Gestão de Turismo Eduarda Pinheiro e Vinícius Ferro tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos que refletem as experiências e aprendizados adquiridos ao longo da formação. Dentre as produções, temos “Internacionalização e mobilidade estudantil: a experiência dos participantes” e “Filtro da Hospitalidade: um protocolo de acolhimento para estudantes estrangeiros apoiado em turismo e hospitalidade”. Ambos propõem reflexões e práticas voltadas à inclusão, integração cultural e valorização da hospitalidade no contexto universitário.
Eduarda Pinheiro, uma das participantes do evento, cita um pouco da sua experiência:
Uma dádiva ter sido convidada e poder apresentar o resultado do meu trabalho científico, que surgiu durante a realização do intercâmbio. Além de fortalecer a parceria com a universidade estrangeira, possibilita inovação científica e tecnológica; articulação institucional entre docentes, discentes e parceiros internacionais, fortalece o intercâmbio de saberes e experiências; promove internacionalização da pesquisa, estimula a participação de estudantes e professores em espaços científicos de alcance global e ainda divulga ações acadêmicas do curso e do Campus Canguaretama, projetando sua atuação no cenário internacional do turismo.
Para o professor Helber Silva, líder do GINTER, “a participação neste evento representa um desdobramento importante e abre novas oportunidades na parceria com a UPSE”.
Além das apresentações, a participação dos estudantes e pesquisadores resultou também na publicação de um livro. A obra reúne capítulos que registram vivências, análises e reflexões construídas ao longo do intercâmbio realizado pelos estudantes. Nomeado como: "Passaporte IFRN - Relatos de intercâmbio e mobilidade internacional de estudantes e servidores", a contemplação, é composta por 30 depoimentos de estudantes e 7 depoimento de servidores, que compartilham suas experiências em países como Colômbia, Uruguai, Equador, Portugal, Espanha, entre outros.
O evento Primeiras Jornadas Científicas Internacionales de Turismo 2025 representa um marco significativo para o curso de Turismo e para o Campus Canguaretama ao fortalecer participações internacionais em atividades relevantes para o eixo.