Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Docentes do Campus Canguaretama lançam livro sobre a cozinha popular no Festival Literário e Gastronômico do Litoral Sul Potiguar.

Após 9 anos, livro físico é lançado em evento que contou com degustação de pratos característicos dos 10 municípios que compõem o livro.

Publicada por Karen Santos em 02/12/2025 Atualizada em 2 de Dezembro de 2025 às 11:27

MOMENTO LITERÁRIO

Na tarde do dia 26/11 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Canguaretama sediou o Festival Literário e Gastronômico do Litoral Sul Potiguar (FLIG), evento que teve como foco principal o lançamento da obra literária “A cozinha popular do litoral sul potiguar”.

Dentre mais de 70 entrevistados que participaram do projeto que originou o livro, o evento reuniu 19 deles para celebrar a literatura, cultura e gastronomia da região. Dentre os presentes no evento, estavam as autoridades de alguns municípios representados na obra, como a secretária de turismo da cidade de Baía Formosa, a senhora Maria Bernadete de Souza Leite e o secretário de turismo da cidade de Canguaretama, o senhor Gilberto, além dos demais autores. Também participaram estudantes, docentes e técnicos do Campus.

A OBRA

O projeto “Cozinha Popular do Litoral Sul”, viabilizado a partir do edital de fluxo contínuo de nº 01/2016 – PROPI/IFRN, teve como produto o livro de mesmo nome, elaborado a partir de uma série de pesquisas realizadas entre os anos de 2016 a 2019 sobre as práticas alimentares da cozinha popular da microrregião do litoral sul potiguar. Os municípios contemplados foram: Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Espírito Santo, Goianinha, Montanhas, Pedro Velho, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul e Vila Flor.

Entre as pessoas entrevistadas estão indígenas, quilombolas, pescadores, cozinheiros e cozinheiras que compartilharam seus conhecimentos, suas práticas alimentares e suas histórias de vida. A reunião dos relatos resultou em um material único, que enfatiza o olhar sobre a comida como cultura e patrimônio.

Foto: Campus Canguaretama, lançamento do livro ''A cozinha popular no litoral sul potiguar''
Foto: Campus Canguaretama, lançamento do livro ''A cozinha popular no litoral sul potiguar''

Publicado em formato digital pela Editora IFPB no ano de 2019, o livro ganhou a sua versão impressa em 2025, graças ao apoio da Política Nacional Aldir Blanc. Diversos exemplares foram distribuídos gratuitamente entre participantes do evento e outros serão entregues às bibliotecas públicas da região que originou o livro e instituições de ensino. A obra tem como autores os docentes do Campus Canguaretama Ana Cristina Pereira Lima, Anísia Karla de Lima Galvão, Darlyne Fontes Virginio, Nilton Xavier Bezerra e Sandra Maria Campos Alves.

O EVENTO

O evento se iniciou com a apresentação do projeto e do livro pelos autores que estavam presentes na cerimônia: Nilton Xavier, Anísia Karla e Darlyne Fontes. Em suas falas, os docentes ressaltaram a relação da comida com a história de vida e destacaram a importância da comida como instrumento de cultura e fomento à atividade turística.

O professor Nilton Xavier, relembrou o início do projeto e citou trechos da obra em seu discurso:

Como contraponto, observamos a importante contribuição da agricultura familiar, garantindo a diversidade alimentar nas mesas da população, sobretudo nas feiras livres. Procuramos ressaltar o protagonismo feminino, a complexidade e os conhecimentos estimados como banais cotidianos e também nos afetos expressados nas cozinhas.

Nilton Xavier

Alguns dos participantes do projeto também foram convidados para expressarem a sua experiência. Em comum entre os depoimentos, estava o orgulho em produzir aqueles alimentos que representam a cultura da sua região e a tradição muitas vezes transmitida entre gerações.

Estou muito emocionada de estar aqui representando meu lugar: Sibaúma. O conhecimento veio da minha vó, que ensinou minha mãe e minha mãe me ensinou. Não tinha energia, mas a gente tinha o prazer de fazer um cuscuz de mandioca mole para tomar café e jantar. Esse livro não vai servir só para mim, mas também para vocês e para minha comunidade, Sibaúma.

Gracinha, da cidade de Sibaúma

Foto: Campus Canguaretama, cozinheiros e cozinheiras participantes do Festival
Foto: Campus Canguaretama, cozinheiros e cozinheiras participantes do Festival

Em seguida, houve a entrega simbólica de exemplares aos representantes dos municípios e aos inscritos no evento, além de uma sessão de autógrafos com os autores do livro.

DEGUSTAÇÃO DAS COMIDAS DA REGIÃO

Um dos momentos de destaque ocorreu quando os participantes tiveram a oportunidade de degustar mais de 30 pratos típicos da cozinha popular regional, todas presentes no livro lançado. Opções salgadas e doces representaram o patrimônio cultural e alimentar do litoral sul potiguar.

Os pratos que estavam presentes eram queijo coalho, queijo de manteiga, caldo de albacora, friviados, doces de coco, doces de banana, doces de batata beijus, tapiocas, grudes, bolos, raivinha, canjica, pamonha, fava, dindim de mangaba, pão recife, doce de laranja da terra, doce de mamão com coco, doce de goiaba em calda, doce de leite granulado, caldo de liliu, ginga com farinha de coco, balas de coco, caldo de camarão, viradinho de ostra, cuscuz de mandioca mole, cocada de nata, cocada de caju, sopa, torta salgada e bolo da moça.

Foto: Pratos regionais no FLIG.
Foto: Pratos regionais no FLIG.

Foto: Pratos regionais no FLIG
Foto: Pratos regionais no FLIG

Foto: Pratos regionais no FLIG
Foto: Pratos regionais no FLIG

O festival buscou valorizar a comida como expressão cultural, fortalecer a educação para as relações étnico-raciais e promover a integração entre comunidades tradicionais, estudantes e gestores municipais, reafirmando o compromisso do IFRN com a democratização do conhecimento e a preservação da memória alimentar da região.

Dessa forma, o festival se consolida como um espaço de celebração da cultura, da diversidade e da sustentabilidade (contando com intérpretes de libras, descartáveis biodegradáveis, utensílios de bambu para servir as comidas, entre outros), promovendo uma experiência inclusiva e enriquecedora para todos os participantes.

O Festival Literário e Gastronômico da Cozinha Popular do Litoral Sul Potiguar foi contemplado no Edital BLOCO III - Edital de Fomento ao Livro, Leitura e Literatura 13/2024 (PNAB RN), na Categoria 1.2 Ações Culturais - Faixa 02, com recursos oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB no âmbito da Secretaria do Estado da Cultural do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave:
Lançamento de Livro Campus Canguaretama Festival Literário e Gastronômico