Conhecimento

Docente do Campus Canguaretama participa do 5º Encontro Nacional de Antropologia do Direito

O evento aconteceu no período de 28 a 31 de agosto de 2017 na USP

Publicada em 04/09/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O antropólogo, professor e Diretor Acadêmico do Campus Canguaretama, Flávio Ferreira, participou do V Encontro Nacional de Antropologia do Direito (ENADIR), que aconteceu entre os dias 28 e 31 de agosto de 2017 na Universidade de São Paulo (USP). O evento teve como objetivos a geração de novos conhecimentos, a promoção e a elevação da qualidade da produção científica, o incentivo e o apoio ao encontro de pesquisadores(as) das ciências sociais, da antropologia, do direito e de áreas afins, advindos(as) das mais diferentes instituições de nível superior do país.

Organizado por pesquisadores do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR) vinculados ao Departamento de Antropologia e ao Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da USP, o encontro teve financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além disso, em sua 5ª edição, o ENADIR reuniu pesquisadores de todas as regiões do país, distribuídos em várias atividades acadêmicas como conferências, mesas-redondas, um minicurso e treze Grupos de Trabalhos (GT's), abordando os mais variados temas que possuem interseção entre a antropologia e o direito. Nesse sentido, Flávio Ferreira, juntamente juntamente com a Professora Sabrina Finamori (UFMG), coordenou sessão de trabalhos apresentados reunidos no GT 12: “Antropologia, Famílias e (I) legalidades”.

"Essa é a segunda vez que divido a coordenação do GT em parceria acadêmica com a colega Sabrina Finamori, professora da UFMG", destacou o prof Flávio, que possui tese de doutorado articulada ao tema do GT com interface na Antropologia do Direito. Ele ainda fez um balanço positivo do evento destacando o papel político das produções apresentadas. "Em tempos de crise política, as soluções fáceis jamais devem ser levadas em consideração. O acúmulo de pesquisa científica séria tem um papel crucial para compreender a complexidade da realidade social e atuar nela", declarou.

Para conferir mais informações sobre o GT e maiores detalhes do V ENADIR acesse a página:

extensao
pesquisa