ENQUETE

Diretorias Acadêmicas aplicam pesquisa sobre acesso de estudantes a tecnologias

Enquete está disponível no Suap e deve ser respondida até 18 de junho

Publicada em 10/06/2020 Atualizada há 1 ano

As Diretorias Acadêmicas dos campi do IFRN, em parceria com as Equipes Técnico-Pedagógicas do Instituto (ETEPs), lançaram no Suap uma pesquisa voltada a todos os estudantes da Instituição. Aplicada através de enquete até o dia 18 de junho, o objetivo é fazer um diagnóstico completo e atualizado sobre as condições de acesso dos estudantes às Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs): internet, aparelho celular, desktop, notebook e outros. A pesquisa aborda também o ambiente de estudo e as demandas de trabalho. Com 11 questões (9 objetivas e 2 subjetivas), o estudante leva de 5 a 10 minutos para respondê-la.

De acordo com André Bezerra, diretor acadêmico do Campus Lajes, a pesquisa não significa que o IFRN vai retomar as aulas através da Educação a Distância (EaD). "Atualmente não há manifestação aprovada pelos colegiados do IFRN nesse sentido e qualquer possibilidade de alteração sobre isso deverá passar por ampla discussão, com olhares sérios e baseados em dados que garantam o amplo acesso, igualitário e com respeito à diversidade dos estudantes", explica o professor.

André explica ainda que esta é a primeira fase da pesquisa. Quando concluída, as Diretorias Acadêmicas vão filtrar e compilar os dados. Logo após, entrarão em contato com os estudantes que não tiverem respondido a enquete por falta de acesso à internet. As equipes deverão fazer o atendimento através de contato telefônico, a fim de que esse grupo de estudantes tenha a sua realidade observada em qualquer planejamento de ação de ensino. O professor alerta: "se você tem acesso à internet, responda sem falta ao questionário para ajudar nossa equipe a contatar somente quem de fato precisa desse recurso".

SERVIÇO

O QUÊ: pesquisa sobre acesso à internet, aparelhos tecnológicos, ambiente de estudo e demandas de trabalho

PÚBLICO: estudantes do IFRN (todos os cursos e campi)

COMO RESPONDER: acessar através do Suap (botão está disponível no topo da tela inicial, do lado esquerdo, em uma área de destaque que mostra as notificações do sistema.

PRAZO: até 18 de junho