Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Solenidade

Diretor-geral do Campus Canguaretama recebe título de cidadão Canguaretamense

O título foi concedido em homenagem às contribuições prestadas pelo servidor no município

Publicada por Karen Santos em 03/02/2026 Atualizada em 3 de Fevereiro de 2026 às 15:47

O Diretor-geral do IFRN Campus Canguaretama, Flávio Rodrigo Freire Ferreira, recebeu o título de cidadão canguaretamense em sessão solene realizada no dia 29 de janeiro de 2026, no Ginásio Dadá Belarmino, no município de Canguaretama.

A honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Canguaretama em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo servidor e à sua contribuição para o desenvolvimento e a valorização do município, especialmente por meio de sua atuação à frente do Campus do Instituto Federal.

Equipe do IFRN Campus Canguaretama na Sessão Solene
Equipe do IFRN Campus Canguaretama na Sessão Solene

O título mostra um pouco do respeito, da relevância do trabalho que o IFRN realiza e a sua parceria junto a comunidade externa. Dedico (a homenagem) a toda nossa comunidade: estudantes, servidores, técnicos, docentes, terceirizados, estagiários e colaboradores em geral.

Flávio Ferreira

Biografia

Nascido em Natal/RN no dia 28 de junho de 1984, Flávio Rodrigo Freire Ferreira é filho da Sra. Edileuza Freire Ferreira e do Sr. Edivaldo Ferreira de Lima. Desde cedo mostrou interesse pela leitura e percebeu que os estudos seriam sua fonte de energia vital. Estudou em escola pública da rede estadual em Natal e ingressou no primeiro vestibular na UFRN para estudar ciências sociais no ano de 2003.

Já no ano 2004 começou a lecionar como professor estagiário nas escolas da rede estadual de Natal. Realizou pesquisa sobre a Festa da Padroeira de Nísia Floresta (que se tornou seu primeiro livro publicado no ano de 2012) e no ano de 2006 concluiu o curso de graduação se formando sociólogo.

Ingressou no mestrado em antropologia social da UFRN no ano de 2007. Logo começou a atuar profissionalmente como professor do ensino superior na Faculdade de Natal – FAL atuando nos cursos de Pedagogia, Direito e Administração desta instituição.

Concluiu mestrado no ano de 2009 com pesquisa realizada sobre festa em comunidade quilombola, tema que se tornou o seu segundo livro publicado no ano de 2022.

No ano de 2011 Flávio ingressou no curso de doutorado em ciências sociais da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde residiu nos anos de 2011 e parte de 2012.

Retornou para o Rio Grande do Norte quando foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor do IFRN. Tomou posse em abril de 2012, como servidor docente do Campus João Câmara, onde foi o primeiro professor efetivo na disciplina de sociologia, atuando de forma ativa para estreitar o diálogo entre a instituição e as comunidades locais da região do mato-grande, em consonância com a proposta de uma educação laica, gratuita e socialmente referenciada conforme Projeto Político Pedagógico do IFRN, voltado a uma formação integral para todos.

Em 15 de agosto de 2013, chegou transferido para atuar no processo de implantação do Campus Canguaretama do IFRN. Participou da inauguração oficial do Campus e colaborou diretamente na formulação e no planejamento das ofertas. Respondendo pela Função de Coordenador de Extensão – COEX (2013 – 2015), iniciou o trabalho de diálogo com a comunidade externa da região do litoral sul, marcadamente diversa, abrangendo diversos segmentos começando pelos sujeitos do campo, quilombolas, indígenas, pescadores e agricultores familiares.

No ano de 2015 concluiu sua tese de doutorado com pesquisa realizada com foco na antropologia do direito. No ano de 2016 foi convidado por Valdelucio Ribeiro para assumir o cargo de Diretor Acadêmico, colaborando diretamente com o Ensino do Campus Canguaretama do IFRN, função que exerceu por quatro anos ininterruptos.

No ano de 2019 foi candidato a diretor-geral do Campus Canguaretama. Tomou posse em dezembro de 2020, enfrentou pandemia, intervenção, greve, desafios ao longo do mandato, concluindo seu primeiro quadriênio em dezembro de 2024. Reeleito pela comunidade, assumiu em dezembro de 2024 para conduzir o Campus Canguaretama no segundo mandato, o qual deverá se encerrar em dezembro de 2028.

No ano de 2024 foi eleito para a cadeira número 01 da Academia de Letras de Canguaretama - ALC.

Pai do jovem Dante Gabriel, marido de Suzane Borba e padrasto de Benício, Flávio descobriu suas raízes em Canguaretama. Sua avó paterna Júlia de Lima é canguaretamense, tendo saído desta cidade em 1930 para casar com um paraibano de Catolé do Rocha/PB.

Esse é um resumo da trajetória pessoal e profissional de Flávio Ferreira, formado cientista social, antropólogo, professor e gestor educacional, um brasileiro, conhecido por sua atuação no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) com dedicação especial ao Campus Canguaretama, onde ao longo de 12 anos de sua vida tem colaborado com o desenvolvimento da região e atenção especial a educação de centenas de jovens deste município.