Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Diretor Geral do Campus Canguaretama participa da 49ª Edição da REDITEC no Mato Grosso do Sul.

O tema do evento em 2025 é ''Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global.''

Publicada por Karen Santos em 08/09/2025 Atualizada em 8 de Setembro de 2025 às 10:23

A Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) é um espaço para troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e a discussão de políticas que norteiam a educação profissional e tecnológica no Brasil.

Nesse ano de 2025 com o tema "a Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global" foi inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. O evento foi sediado pela primeira no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), cuja programação contou com cerca de 50 atividades, entre palestras, mesas-redondas, workshops, apresentações culturais e oportunidades de networking, além de incluir discussões sobre as seguintes temáticas:

  • Educação Profissional e Tecnológica – Presente e Futuro;
  • Financiamento, Governança e Eficiência Institucional;
  • Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas;
  • Extensão, Impacto Social e Internacionalização;
  • Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional;
  • Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública.


Na abertura, na noite do dia 02 de setembro com auditório lotado o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, prof. Marcelo Bregagnoli representando o Ministério da Educação (MEC) realizou palestra em que apresentou um balanço dos indicadores e metas do Plano Nacional de Educação e do alcance da Rede Federal de EPT.
No dia 4 de setembro, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, realizou palestra com o tema “Planejamento e orçamento: a Rede Federal no futuro do desenvolvimento nacional”.

O professor Flávio Ferreira, destaca a importância do evento por "reforçar o sentimento de rede que pauta questões e problemas, através do dialogo coletivo de abrangência nacional com as especificidades regionais e culturais. E consequentemente contribui na formulação da política educacional da educação profissional e tecnológica". O IFRN ainda contou com a participação do Reitor, Prof. Arnóbio e demais gestores sistêmicos e de outros campi da instituição.

A REDITEC ocorre desde 1974 é uma iniciativa financiada pelo MEC e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para integrar reitores, pró-reitores, diretores-gerais e parceiros em prol do debate de políticas e diretrizes da EPT. A organização fica sob responsabilidade dos institutos federais, de forma alternada.

Palavras-chave:
IFRN MEC Evento