Cursos de Informática para pessoas em vulnerabilidade social

Através de projetos estudantes e servidores do Campus Canguaretama realizam ações da Agenda 2030 da UNESCO

Publicada em 02/10/2019 Atualizada há 12 meses

Projetos ConecTI e Mulheres Mil

O Campus Canguaretama oferece através de projetos voltados para todas as idades cursos de Informática e outras temáticas, alcançando cerca de 110 pessoas entre idosos, mulheres, adolescentes e crianças em vulnerabilidade social, alinhando a função social do IFRN aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS4) da Agenda 2030 da UNESCO. Para beneficiar este público diverso, com idade entre 10-70 anos, estudantes e servidores(as) decidiram desenvolver três projetos, descritos a seguir, vinculados ao Núcleo de Inovação em Computação (NIC).

Mulheres Mil- Operadoras de Computador: Oferece um curso de "Operadoras de Computador" (270 horas) no Programa Mulheres Mil para 30 mulheres da região. As aulas ocorrem em 3 (três) dias por semana, abrangendo Língua Portuguesa, Matemática, Empreendedorismo e temas transversais (saúde da mulher e autoestima). Além disso, nas disciplinas de Informática as mulheres estudam software para edição de textos, planilhas, slides, uso da Internet, e-mail e sistemas operacionais, com apoio de estudantes do curso técnico em Informática.

ConecTI- Conectando experiências com a Terceira Idade: Oferece oficinas, rodas de conversa e aulas para um público de 50 idosos/as de Canguaretama e regiões circunvizinhas nas temáticas de interesse deles/as, incluindo saúde e direitos da pessoa idosa, arte-terapia e lazer. Além disso, um curso de Informática para Inclusão Digital é oferecido no campus. As ações são realizadas por servidores/as de diferentes setores do campus, incluindo Assistência Social, Saúde, Equipe Técnico-Pedagógica, Psicologia e Informática.

Informatização Social: Oferece um curso de letramento digital para 30 crianças e adolescentes, em parceria com 4 esscolas municipais e estaduais de Canguaretama, Goianinha e São José de Mipibu. Articulando os campi Canguaretama e Natal-Zona Norte do IFRN, estudantes e professores(as) de informática atuam também na manutenção de computadores e rede de dados dos laboratórios das escolas, buscando deixá-los disponíveis para uso pela comunidade escolar. Saiba mais em: nic.ifrn.edu.br/informatizacaosocial/pt

extensao
pesquisa