Licenciatura

Educação do Campo: curso obtém Conceito 5 em avaliação do MEC

Análise contou com a participação de estudantes e servidores do Campus.

Publicada por Sara Gomes em 10/09/2024 Atualizada há 2 semanas, 2 dias

O Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Humanas e Sociais, ofertado pelo Campus Canguaretama do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) obteve Conceito 5 no Relatório de Avaliação do Ministério da Educação (MEC). A análise ocorreu presencialmente, de 19 a 21 de agosto de 2024, e contou com a participação de estudantes e servidores de todos os setores da unidade, junto à equipe de avaliação.

Avalição durante a visita

A nota ou conceito 5 da área de aprofundamento de Ciências Humanas e Sociais, vem somar com o conceito 4 da área de aprofundamento da Matemática, o que denota avaliações de excelência nas Licenciaturas em Educação do Campo oferecidas no Campus.

Critérios de avaliação

A avaliação considerou três dimensões do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Inep-MEC, sendo eles:

• Organização Didático-Pedagógica (Conceito obtido = 4,39);
  • Corpo Docente e Tutorial (Conceito obtido = 4,78);
  • Infraestrutura (Conceito obtido = 4,63).

Responsabilidade

Para o professor Márcio Maia, que coordena o curso, as avaliações de cursos são importantes pelo reconhecimento, tanto diante do Ministério da Educação quanto para toda a sociedade, dando visibilidade ao trabalho e a infraestrutura que está à disposição da população.

Avaliadoras do MEC

Segundo Márcio: "O Campus Canguaretama tem além desta responsabilidade, também o reconhecimento de seu trabalho com o conceito 5. Fruto do trabalho coletivo da coordenação de curso, professores, técnicos- administrativos, alunos e terceirizados e da gestão do nosso Instituto, nos fazendo perceber que o caminho trilhado através do trabalho desenvolvido, está na direção correta". Ele ainda acrescentou que a Educação do Campo tem muito a ganhar com a formação de professores e profissionais da educação, com potencial de transformar a realidade dos povos das águas, das florestas e dos campos.

Conceito do curso Avaliação Reconhecimento Nota 5