Pesquisa e Inovação

Coordenador de Pesquisa e Inovação participa de Workshop Brasil-Alemanha sobre Observatório e Sistemas de Informações Turísticas

O evento faz parte do Projeto de Cooperação entre Alemanha e Brasil, promovido pelo Sistema Fecomércio e o SENAC/RN

Publicada em 14/05/2018 Atualizada há 1 ano

Prof. Márcio Marreiro e demais participantes do workshop

Nos dias 23, 26 e 27 de abril de 2018, o Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRN - Campus Canguaretama, Dr. Márcio Marreiro das Chagas, representando a instituição, participou do Workshop Observatório e Sistemas de Informações Turísticas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Administração Regional do RN – SENAC-AR-RN, em parceria com o EIC Trier – IHK/HWK Trier (Alemanha) e o Sistema Fecomércio/RN. O evento ocorreu na Unidade Centro da instituição promotora, tendo como organizador anfitrião o prof. Marcelo Chiarelli Milito, coordenador do eixo de Turismo e Hospitalidade do SENAC-RN.

O Workshop é mais uma atividade do “Projeto de Cooperação entre a Alemanha e o SENAC/RN” que já entra em seu terceiro ano. Esta parceria entre o SENAC-AR-RN e o EIC Trier – IHK/HWK Trier, “tem por objetivo implementar ações voltadas ao desenvolvimento econômico do Setor de Turismo e Hospitalidade” no estado do Rio Grande do Norte, conforme afirma Marcelo Fernandes de Queiroz, Presidente do Conselho Regional do Senac-AR/RN, em convite realizado à instituição.

A atividade foi conduzida pela expert alemã Anja Wendling, vice-diretora de Marketing da Agência de Fomento de Turismo do estado alemão da Renânia-Palatinado e contou com a participação das principais instituições voltadas ao turismo do RN. Dentre elas, cabe destacar a presença do IFRN – Campus Canguaretama, Secretaria de Turismo do RN, das Secretarias de Turismo dos municípios de Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Serra de São Bento, como também da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio do RN (IPDC/RN), da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio RN e de membros da própria instituição anfitriã, o SENAC/RN.

Dentre os resultados do trabalho desenvolvido, foi assinada uma carta de intenção de cooperação entre as entidades participantes com o objetivo de desenvolver um sistema integrado de comunicação entre os membros do Trade Turístico Potiguar. Ao ressaltar o agradecimento aos organizadores da atividade, Marcelo Chiarelli Milito e Marcelo Fernandes de Queiroz, o professor Márcio Marreiro destaca a importância de uma iniciativa como esta, que “busca unir as diversas expertises de várias instituições em prol do desenvolvimento turístico potiguar” e reafirma o compromisso de colaborar com o sistema de informações turísticas do RN, área em que tem atuado durante vários anos em parceria com o professor Dr. Sérgio Marques Júnior (PPGTUR-UFRN).

pesquisa