Aula Inaugural

Construcionismo crítico é tema de conferência de abertura do semestre 2017.2

A atividade acontecerá na próxima quinta-feira (21) e é aberta ao público externo

Publicada em 19/09/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

“A realidade, sua (des)construção e sua revogação”, esse é o tema da Conferência de Abertura do segundo semestre de 2017 para as turmas da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) e da Especialização em EJA no Contexto da Diversidade, que acontecerá na próxima quinta-feira (21), às 19h no auditório do Campus Canguaretama. A temática será abordada pelo sociólogo Alípio de Sousa Filho, professor titular de Teoria Sociológica no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma instituição.

Nesse sentido, a atividade, organizada pelo Laboratório de Humanidades em parceria com as coordenações da LEDOC e da Especialização, bem como com o Núcleo de Estudos Críticos em Subjetividades Contemporâneas e Direitos Humanos (UFRN) e com o Grupo de Pesquisa em Educação do Campo (IFRN/Canguaretama), tem o objetivo de oferecer aos estudantes um momento formativo sobre a teoria construcionista crítica, que é fundamento geral das análises e interpretações da realidade social. O tema foi abundantemente explorado por Alípio de Sousa em seu último livro, intitulado “Tudo é construído! Tudo é revogável! A teoria construcionista crítica nas ciências humanas”, publicado recentemente pela Editora Cortez.

Além disso, é importante lembrar que a aulas de Especialização em EJA no Contexto da Diversidade iniciarão às 13h do mesmo dia e, às 19h, terá a aula inaugural durante a conferência, que embora tenha sido preparada especialmente para os discentes da Licenciatura e da Especialização, é aberta a todos, inclusive ao público externo. Não há necessidade de inscrição prévia, bastando, para obter o certificado, assinar a lista de presença no dia.