Conselho Escolar se firma como espaço participativo de decisão

Na primeira reunião após o retorno das aulas, conselheiros aprovaram os calendários acadêmicos

Publicada em 03/11/2020 Atualizada há 1 ano

Através de plataforma on-line, o Conselho Escolar do Campus Canguaretama do IFRN se reuniu pela primeira vez neste ano no dia 30 de outubro, às 10h30. A reunião marcou a nova formação do Conselho, presidida pelo diretor-geral Flávio Ferreira e composta por 15 membros, entre eles servidores, estudantes, egressos, responsáveis por estudantes e representantes da sociedade civil. As pautas trataram sobre a aprovação do calendário acadêmico, aprovado pelo Conselho Superior do Instituto (Consup) no dia 11 de setembro de 2020.

A reunião foi conduzida pelo diretor geral Flávio Ferreira. "Nosso trabalho é para reforçar este Conselho como espaço participativo e colaborativo, mesmo com todos os desafios da conjuntura da educação no Brasil, seja quanto aos aspectos financeiros, didático-pedagógicos ou da pandemia", destacou o diretor.

CALENDÁRIOS ACADÊMICOS

Em seguida os conselheiros aprovaram tanto o calendário acadêmico geral quanto as alterações propostas para os quartos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O diretor acadêmico, professor Márcio Marreiro, explicou como se deu o retorno das aulas após a aprovação do calendário pelo Consup, com momentos de formação pedagógica a partir de 21 de setembro e com o Curso de Letramento Digital voltado aos estudantes a partir de 28 do mesmo mês.

O professor Igor Augusto, um dos responsáveis pelo Curso de Letramento Digital, frisou a colaboração entre os estudantes para aprenderem a usar as plataformas on-line de ensino-aprendizagem. "Muitos professores também me procuraram para para saber como melhorar as aulas, como conseguir maior participação dos estudantes", acrescentou.

O diretor acadêmico ressaltou que o ensino remoto emergencial foi iniciado efetivamente em 5 de outubro, organizado em 2 módulos por semestre. "A carga horária dos cursos continua a mesma. O que houve foi uma adaptação entre momentos síncronos e assíncronos", esclareceu.

Quanto ao calendário aprovado para os quartos anos, Marreiro explicou que os módulos vão ser finalizados uma semana antes das demais turmas. Com isso, o ano letivo vai ser concluído um mês antes e os estudantes aprovados em cursos em outras instituições poderão finalizar suas atividades acadêmicas e receber os diplomas necessários com tempo hábil à matrícula.

APOIO AOS ESTUDANTES

A pedagoga Pollyanna Brandão apresentou ao Conselho todo o trabalho que a Equipe Técnico-Pedagógica (Etep) e a Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) vêm desenvolvendo para possibilitar a todos os estudantes o acompanhamento das aulas. A Coaes segue conduzindo o andamento do edital de auxílio digital para os estudantes que não tinham acesso a equipamentos de tecnologia e à internet. Com duas listas de contemplados publicadas, a maioria dos estudantes já recebeu os auxílios e está no processo de comprovação da compra dos equipamentos.

Por sua vez, a Etep acompanha os processos de ensino aprendizagem e faz atendimentos individualizados a estudantes e servidores quando necessário. "O objetivo é orientar a adaptação a esse novo formato, que precisa estar conciliado às rotinas das casas e construir outras dinâmicas de estudo. Através do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne), fazemos reuniões semanais com os estudantes, seus familiares e também com os professores que lecionam a esses estudantes. Nossa psicóloga, Nívia Lopes, também vem fazendo atendimentos personalizados quando necessário", comentou a pedagoga.

O representante dos estudantes, Ayron Mateus, representando também o Grêmio Estudantil Homero Homem (GEHH), falou sobre a preocupação para que todos tenham acesso às aulas. "Mas está caminhando bem. Tivemos reunião com a gestão do Campus Canguaretama para avaliar como vai o processo e com todos os líderes de turma. A situação de alguns estudantes ainda nos preocupa, mas ficamos muito felizes em perceber que todos estão se ajudando", declarou.

Foi o que confirmou a representantes dos pais, mães e responsáveis, a senhora Elaine Cristina dos Santos. "Quero agradecer o cuidado com o meu filho e com todos os estudantes com necessidades especiais. Everton está tendo acesso a todos os professores. Eu não sabia acessar nem o Suap. Com a ajuda de Pollyanna [pedagoga], Ayron e Kauã [Grêmio Estudantil], eu aprendi e hoje consigo acessar as plataformas de ensino e ajudar meu filho", comemorou a mãe.

A reunião se estendeu até quase 13h e contou com a fala de todos os participantes. Confira a formação do Conselho Escolar do Campus Canguaretama:

REPRESENTANTEMEMBRO
PRESIDENTEDiretor-Geral  | Flávio Ferreira