Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Sisu 2022

Conheça a Tecnologia em Gestão de Turismo

Curso é ofertado pelo Campus Canguaretama e busca formar profissionais que atuem no planejamento e desenvolvimento da atividade turística

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 12 meses

Inscrições via SiSU vão até o dia 18 de fevereiro.

Por Ramon Soares

O turismo é considerado uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte e o seu desenvolvimento abre espaço para diferentes atuações profissionais. O IFRN é responsável pela formação de estudantes nessa área desde 2014, quando foi criado o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, ofertado pelo Campus Canguaretama.

O curso objetiva desenvolver o potencial de alunas e alunos através da sustentabilidade e da inovação. Além disso, estudantes dessa graduação constroem seu perfil profissional baseado no empreendedorismo e em ações pautadas nos princípios de ética, cidadania, igualdade social, respeito à diversidade cultural e na sustentabilidade socioambiental e econômica.

Com duração de três anos, o curso tem em sua grade curricular disciplinas como Gestão de Projetos Turísticos, Marketing Turístico, Gestão de Eventos, Cadeia Produtiva do Turismo e Língua Inglesa Aplicada ao Turismo.

Habilidades e competências

Paula Brumatt, professora e coordenadora da graduação, afirma que “o curso oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão de empreendimentos de lazer, alimentos e bebidas, meios de hospedagens, agenciamento de viagens, transportadoras turísticas, e de eventos, e para a gestão de políticas públicas de turismo e promoção de consultorias e serviços relativos à atividade”.

Ainda segundo Brumatt, o setor turístico do Rio Grande do Norte vem exigindo profissionais cada vez mais qualificados e gerando diversas oportunidades de atuação profissional nos diferentes segmentos do turismo, proporcionando inúmeras possibilidades aos futuros profissionais formados pelo curso.

De acordo com informações do Plano Pedagógico do Curso, “o profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo deve ser capaz de inter-relacionar informações, ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região, integrando formação técnica à formação cidadã”, reforçando o compromisso do Instituto Federal do Rio Grande do Norte para com a sociedade.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas