Ensino Remoto

Confira a lista de perguntas frequentes sobre o edital de auxílio digital

Inscrições terminam neste domingo (27) e acontecem através do Suap

Publicada em 24/09/2020 Atualizada há 1 ano

Com o retorno das aulas agendado para o dia 5 de outubro de 2020, de forma on-line, o Campus Canguaretama do IFRN divulgou no dia 15 de setembro o Edital de Auxílios e Ações Emergenciais de Assistência Estudantil no Contexto do Ensino Remoto. As inscrições terminam neste domingo, 27 de setembro. Para auxiliar os estudantes que estão com dúvidas sobre os auxílios, respondemos a esta sequência de perguntas frequentes:

1 - Quem pode se inscrever:

Estudantes em vulnerabilidade social, cadastrados no CadÚnico e/ou com renda familiar de até 1 e meio salário mínimo por pessoa.

2 - Para o que são os auxílios?

Para aquisição de serviço de internet (até R$ 100 mensais enquanto durar a pandemia),  para aquisição de dispositivo eletrônico (computador ou acessórios necessários como mouse e teclado, no valor de até R$ 1.500) e para a aquisição de materiais didático-pedagógicos (no valor de até R$ 400 e para estudantes portadores de necessidade educacionais específicas).

3 - Se eu optar por um aparelho eletrônico ou material didático com valor inferior aos do edital, o que acontece?

Depois de adquiridos os produtos, você terá 30 dias para anexar o comprovante de compra no Suap. Caso o valor seja inferior, vai ser gerado um Guia de Recolhimento da União (GRU) - funciona como um boleto - com o valor da diferença para que você faça o pagamento de devolução.

4 - E se o valor for superior? Tem problema?

Não. Mas você precisará arcar com a diferença, complementando o pagamento.

5 - Para o serviço de internet acontece a mesma coisa?

Parecido. Você vai anexar na inscrição o orçamento dado pela empresa. Enquanto durar o distanciamento social, vai receber o valor informado direto na conta bancária, mensalmente. Se for superior aos R$ 100, terá de complementar.

6 - E como faço para me inscrever?

Acessa o Suap. O quadro com o link para a inscrição vai estar na tela inicial. Mas não perca o prazo: até o dia 27 de setembro.

7 - Quais documentos eu preciso para realizar a minha inscrição?

Para equipamento eletrônico e material didático: o comprovante de renda. Você vai anexar os comprovantes de quem possui renda na sua família. Preferencialmente, contracheque. Caso não seja possível, extrato de conta bancária é válido. Se for cadastrado no CadÚnico, é necessário anexar o comprovante, disponível em https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/. Se receber Auxílio Emergencial, deve anexar o extrato do auxílio, disponível em http://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/. Se for autônomo, preencha e anexe a declaração disponível na última página do edital.

Para o serviço de internet: além dos documentos de comprovação de renda, é necessário anexar orçamento de empresa fornecedora na região, contendo o CNPJ. Atenção: não é para fazer o contrato agora. Exija o orçamento, de preferência, relativo a cinco meses de prestação de serviços.

8 - Eu preciso ter conta bancária para receber o auxílio?

Sim! O auxílio deve ser transferido para a conta nominal do estudante, portanto não serve a de familiar ou amigo. Mas não é obrigatório informar no momento da inscrição. Caso você seja contemplado, terá ainda três dias para adicionar o número da conta no Suap. Mas não deixe de fazer: sem isso, o IFRN não consegue repassar o valor do auxílio.

9 - Como sei se minha inscrição foi validada?

A inscrição é realizada com sucesso quando todos os dados são preenchidos, os documentos anexados e a assinatura eletrônica realizada. Após a assinatura, caso falte algum documento, surgirá uma mensagem na tela inicial do Suap solicitando a atualização. Até o dia 27 de setembro, fique atento.

10 - Se eu for menor de 18 anos, posso fazer a assinatura da inscrição?

Não. Se você tiver menos de 18 anos, a assinatura precisa ser realizada pelo pai, mãe ou responsável. Para isso, é só informar a Chave de Acesso, disponível no ícone Meus Dados, que se encontra na tela inicial do Suap.

Ainda tem dúvidas? Leia o edital completo. Lá tem todas as informações necessárias à inscrição e concessão dos auxílios. Você também pode acessar este tutorial.

Acesse:

Tutorial - inscrição para auxílio digital