Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

Com apoio do IFRN – Campus Canguaretama, SETUR Pedro Velho promove primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo

Na ocasião, o Professor e Diretor Acadêmico em Exercício, Dr. Márcio Marreiro, palestrou sobre a importância do conselho e os projetos frutos da parceria entre as instituições e também com o Easy Tour Brasil

Publicada em 07/01/2019 Atualizada há 1 ano

Registro da reunião do Conselho Municipal de Turismo

Em dezembro, com o apoio do IFRN – Campus Canguaretama, por meio de sua Coordenação de Pesquisa e Inovação (COPEIN/CANG), a Secretaria Municipal de Turismo de Pedro Velho (SETUR - Pedro Velho) realizou a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo, “feito de grande relevância para o município” como afirma seu Secretário de Turismo, Tiago José Deque de Souza Máximo. Este que abriu o encontro tratando dos objetivos da SETUR – Pedro Velho e dos trabalhos desenvolvidos em sua gestão.

 

A representante do legislativo, Gilberia da Silva Lima, destacou, por sua vez, a relevância da participação do conselho no planejamento e gestão municipal do turismo. Na reunião, o Professor e Diretor Acadêmico em Exercício, Dr. Márcio Marreiro das Chagas, palestrou sobre a importância do Conselho como espaço para discussão e proposição de ações, planos e atividades para o desenvolvimento turístico local, como também detalhou a parceria realizada entre o IFRN e a SETUR-Pedro Velho, os projetos já implementados e seus resultados parciais, como também as propostas de projeto em desenvolvimento.

 

Dentre os assuntos discutidos, como antecipado, foi falada sobre a importância e a estruturação do Conselho Municipal de Turismo para a cidade. Além disso, na pauta esteve a apresentação da roteirização de Pedro Velho com a inserção do conteúdo no Portal e Aplicativo Easy Tour Brasil, numa realização em parceria entre as três instituições, IFRN/COPEIN/CANG, SETUR - Pedro Velho e Easy Tour Brasil. O próprio aplicativo também foi apresentado aos conselheiros. Dentre as propostas de ações para 2019, merecem ser destacadas a conclusão da inventariação da oferta turística, iniciada pela bacharel em turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Gilberia da Silva Lima, a ser complementada e concluída numa parceria entre a SETUR – Pedro Velho e o IFRN – Campus Canguaretama, que já inventariou os atrativos turísticos municipais, como também o planejamento estratégico municipal, a promoção de eventos que valorizem a história e cultura local, a realização de cursos de capacitação para o empresariado e comunidade local, a constituição do fundo de turismo, entre outras ações em planejamento.

 

Falando sobre a reunião, o Secretário de Turismo, Tiago José Deque, agradece ao IFRN – Campus Canguaretama “na pessoa do Coordenador de Pesquisa e Inovação, Márcio Marreiro, que vem sempre representando o instituto em todas as ações em Pedro Velho, e que mais uma vez se fez presente participando da primeira reunião do conselho de turismo do munícipio, mostrando a importância da parceria entre o IFRN, a SETUR e o Conselho de Pedro Velho com o objetivo de fortalecer e cada vez mais trabalhar em prol do desenvolvimento turístico da cidade”.

 

O encontro foi marcado pela presença dos conselheiros Tiago José Deque de Souza Máximo (Secretaria de Turismo), José Antônio Galvão de Lima (Secretaria de Educação), Reeskennedy Diácomo da Costa Neco (Secretaria de Meio Ambiente), Gilberto Pedro de Lima (Secretaria de Agricultura), Adriano Coutinho da Silva (Meios de Hospedagens), Raphael Fernandes Azevedo (Setor de A&B), Dalvanira Jorge de Carvalho (Grupo Trilheiros), Margarida Maria de Lima (Artesões locais), Azenaide Máximo (Comerciantes), Elvis Gomes Paixão (Manifestações Culturais) e Gilberia da Silva Lima (Legislativo Municipal) que puderam conhecer as propostas, como também discutir e propor novas ações a serem implementadas em 2019.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas