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Após os primeiros 100 dias, direção faz balanço sobre ações realizadas

Planejamento precisou ser alterado em razão da pandemia do novo coronavírus

Publicada em 12/08/2020 Atualizada há 12 meses

Foto: Bruno Gomes

“Não temos dúvida que a Instituição está passando por um dos momentos mais turbulentos de sua história. Houve a necessidade de replanejamento de ações que não estavam originalmente previstas em função da situação ocasionada pela pandemia. Outro fator é a instabilidade institucional ocasionada pela nomeação da gestão pro tempore, o que tem demandado maior diálogo com a comunidade interna e externa. Distantes da normalidade, temos trabalhado adotando as providências mais adequadas dentro daquilo que é nossa competência e compromisso com a comunidade”. 

É assim que o diretor-geral pro tempore, professor Flávio Ferreira, resume os primeiros cem dias à frente da gestão do Campus Canguaretama do IFRN. Nomeado através da portaria nº 666/2020 de 23/4/2020, o diretor eleito durante o pleito de 2019 assumiu a função em meio à pandemia. Desde então, tem enfrentado um cenário diferente do planejado. De forma urgente para o enfrentamento à Covid-19, foi realizada a entrega de 400 cestas básicas para estudantes em situação de vulnerabilidade social. A ação foi organizada pela Coordenação de Assistência Estudantil (Coaes), que tem à frente a assistente social Dorineide Joyce.

Com as atividades acadêmicas presenciais paralisadas desde março, um dos focos passou a ser a realização de obras voltadas para a modernização das instalações. Uma delas é a adequação no ambiente de preparo de alimentos. Está sendo realizada também licitação para construção da garagem dos veículos oficiais. O espaço hoje utilizado para abrigar a frota de transportes do Campus será desocupado para ampliar o projeto de estruturação da Praça da Paz entre os Povos, articulado pelo professor Nilton Xavier, coordenador sistêmico do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Será realizada ainda a cobertura da arquibancada da piscina. Devido à corrosão causada pela maresia, as grades do ginásio serão recuperadas e algumas substituídas.  

Foi concluída licitação para manutenção dos elevadores, garantindo maior acessibilidade para a comunidade. O setor de Comunicação Social e Eventos foi estruturado em novo espaço e foram iniciadas as pesquisas para, no retorno presencial, implantar uma rádio escola no Campus. Todas as salas de aula receberam película nas portas de vidros: "tem sido frequente o acompanhamento para deixar o Campus sempre bem cuidado", frisou o diretor-geral. 

Quanto à equipe, uma colaboração técnica permitiu a chegada da publicitária Clara Bezerra para atender as demandas de comunicação social. Está sendo encaminhada também contratação de profissional para fortalecer o atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas, com a coordenação do setor pedagógico e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne), acompanhado pela pedagoga Pollyanna Araújo. A Diretoria de Administração (Diad), conduzida pela administradora Fabiana Melo, está retomando contratos importantes que irão atender as necessidades de demandas administrativas e de manutenção no Campus. 

ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E O QUE VEM PELA FRENTE 

De acordo com Flávio Ferreira, o planejamento para a retomada das atividades acadêmicas segue no topo da lista das prioridades dos gestores do Campus. Para isso, a comissão local de enfrentamento ao novo coronavírus trabalha na elaboração do plano local de contingência e na aquisição dos insumos e das adequações estruturais necessárias. Em paralelo, estudos relacionados às condições de acesso dos estudantes aos meios tecnológicos, às necessidades formativas dos docentes e à elaboração de diretrizes para a retomada formato remoto emergencial seguem em elaboração. Nessa área, os trabalhos são conduzidos pela Diretoria Acadêmica (Diac), que tem à frente o professor Márcio Marreiro. “Estamos trabalhando incansavelmente e de forma responsável para ofertar as condições de acesso aos nossos estudantes, sem que deixemos nenhum deles de fora”, destacou o diretor-geral do Campus. 

De acordo com Ayron Mateus, secretário geral do Grêmio Homero Homem, Flávio Ferreira vem fazendo um excelente trabalho com os estudantes. “O professor Flávio sempre se preocupou com os estudantes. Quando foi diretor acadêmico [2016 a 2020], sempre esteve pronto para nos receber, nos ouvir e tentar ajudar. Agora, como diretor geral, não é diferente. Ele continua atencioso com as pautas estudantis e vem se dedicando bastante pela defesa dos estudantes nessa pandemia”, enaltece Ayron. 

A Coordenação de Extensão (Coex), que tem a sua frente a técnica em secretariado Jacione Borges, tem trabalhado na ampliação do número de oferta de vagas para o Programa Jovem Aprendiz, o que deverá aumentar de 40 para 50 o número de aprendizes no mundo do trabalho. O Campus teve quatro projetos aprovados em editais de Extensão. Está em execução desde o mês de abril o projeto da incubadora tecnológica IFSol, fomentado com bolsa e sob a coordenação do professor José Vilani. Mesmo com o distanciamento, a Coordenação vem promovendo reuniões de acompanhamento com os coordenadores dos projetos e com aprendizes.

Na Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copein), conduzida pelo professor Bruno Vitorino, as atividades também estão sendo desenvolvidas a distância, com o acompanhamento dos projetos. O Campus tem 12 projetos em andamento no edital de fluxo contínuo 1/2020 e 5 em processo de avaliação no edital instituicional 4/2020. A Copein participou também, já neste ano, da submissão do projeto do IFRN para o edital IF Maker da SETEC/MEC, que visa a financiar equipamentos para montagem de até 3 laboratórios de prototipagem no modelo de um FabLab. O resultado deve ser divulgado no fim de agosto. O Grupo de Pesquisa Observatório da Diversidade segue atuante, desenvolvendo encontros e cursos de forma remota. A coordenação é do diretor-geral e do professor Avelino Neto.

Flávio Ferreira destaca ainda o trabalho desenvolvido pelo Grupo Gestor do Campus e por todos os servidores e por todas as servidoras: "têm sido fundamental para avançar com segurança e participação". O Grupo Gestor é formado pelo diretor geral; diretor Acadêmico; diretora de Administração; coordenador de Pesquisa e Inovação; coordenadora de Extensão; coordenador de Gestão de Pessoas, Thiago Lima; coordenadora de Assistência Estudantil; coordenador de Apoio Acadêmico, Yuri Pontes, e pela chefe da Secretaria do Gabinete, Maria Aparecida Vito. "A nossa expectativa é continuar trabalhando com planejamento e avançando dentro das propostas que apresentamos e foram referendadas nas eleições para esse quadriênio de gestão", enfatiza o diretor-geral. 

 

Palavras-chave:
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