Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Ciclo de formação em língua estrangeira promove palestra com professor irlandês

Bruce Stewart vai encerrar o curso voltado para docentes da rede pública de ensino da região

Publicada em 23/10/2020 Atualizada há 1 ano

No dia 4 de novembro, às 20h, o IFRN Campus Canguaretama promove palestra "Dublinenses", sobre o escritor James Joyce. O evento é coordenado pelo professor Albéris Eron Flávio, do Campus, e vai ser proferido pelo professor Bruce Stewart, da Irlanda, e pela professora Ana Graça Canan, da UFRN. 

A palestra será proferida em inglês, através do Google Meet, e vai marcar o encerramento do "Primeiro ciclo de formação e ensino em leituras em línguas estrangeiras da Região Agreste Litoral Sul do RN". A formação é voltada para os professores de língua estrangeira da rede pública de ensino da região, através de parceria entre o Campus Canguaretama e a 2ª Diretoria Regional da Secretaria Estadual de Educação do RN (2ª Direc). "A ideia é proporcionar troca de experiência e desenvolvimento em habilidades de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras", explica o professor Eron Flávio.

SOBRE OS PALESTRANTES

Bruce Stewart é irlandês, formado pelo "Trinity College" em Dublin e pela Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos. Bruce tem formação pela “Royal Society of Arts” e também pela Universidade de Cambridge. Já ensinou literatura anglo-irlandesa na Universidade de Ulster e atualmente faz parte do grupo de professores da UFRN. Bruce tem trabalhos desenvolvidos na África e na Arábia, e foi diretor da Biblioteca “Princess Grace”, em Mônaco. Bruce também tem colaborado em edições do “The Oxford Companion to Irish Literature”. Bruce é especialista em Shakespeare e em James Joyce, sobre quem tem escrito artigos e publicado livros. 

Ana Graça Canan possui mestrado (1996) e doutorado (2007) em Estudos da Linguagem/ Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fez pós doutorado na Universidade de Brasília (UnB), em 2013. Atualmente, é professora associada da UFRN. Tem experiência na área de Línguas Estrangeiras Modernas, com ênfase em língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, ensino-aprendizagem, discurso, literatura, formação de professores. Entre os seus livros publicados, destaca-se "Discurso e Cultura: a aula de Língua Inglesa", lançado pela EDUFRN. Ana Graça também é tradutora e fotógrafa.