INTERCÂMBIO

Campus recebe estudantes de cinco países

Estudantes da Alemanha, Estados Unidos da América, Holanda, França e Turquia estiveram no Campus falando os programas do IFRN e a agências de intercâmbio internacionais.

Publicada em 20/10/2014 Atualizada há 1 ano

O Campus Canguaretama recebeu visita técnica da servidora Maria Soares, do Campus Natal Central, das voluntárias do setor de intercâmbio e de Extensão daquele Campus, as estudantes Camila Fernandes e Maria Clara Almeida, além de 5 intercambistas dos seguintes países: Alemanha, Estados Unidos da América, Holanda, França e Turquia.

Como parte das atividades da semana de integração e do início das atividades do período 2014.2, o grupo coordenado pela servidora Maria Soares relatou e explicou aos servidores e estudantes do Campus Canguaretama sobre alguns convênios que o IFRN mantém com algumas agências internacionais, como a AFS, no sentido de oportunizar tanto o envio de estudantes quanto a recepção de intercambistas de outros países.

Durante o encontro, foi explicado que a AFS Intercultura Brasil, por exemplo, é uma organização internacional, voluntária, não-governamental e sem fins lucrativos, ligada ao AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service, uma das maiores e mais sérias organizações de intercâmbio do mundo, oferecendo, entre outros programas, o Programa Escolar, Programa de Curta Duração e o Programa para Maiores de 18 anos.

Ainda como parte da programação, os intercambistas François Pierre Gayon (França), Dominque Marcel Bahren (Alemanha), Denis Russel Fournier (Holanda), Caleb Joshua Mattees (Estados Unidos da América) e Defne Irmak Çoker (Turquia), expuseram a experiência de atuarem como estudantes do ensino médio integrado no Campus Natal Central, destacando que além de possuir a infraestrutura física ampla, o IFRN se destaca pelas diferentes atividades que oferece aos estudantes. Na oportunidade, os servidores e estudantes do Campus Canguaretama formularam perguntas que, na maioria das vezes, implicavam na comparação entre a educação dos respectivos países e a imagem que os intercambistas têm do Brasil.

A servidora Maria Soares destacou que é importante que a iniciativa de socialização acerca dos intercâmbios seja fomentada em todos os Campi, destacando que para maiores informações sobre a AFS, pode-se consultar o site: http://www.afs.org.br/, ou a Diretoria de Relações Internacionais do IFRN, ou ainda as coordenações de Extensão dos Campi do IFRN.

extensao