Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MOVA-Brasil

CAMPUS REALIZA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO MOVA-BRASIL

Encontro aconteceu na última quarta-feira, dia 22/10/2014.

Publicada em 24/10/2014 Atualizada há 12 meses

Na tarde da última quarta-feira, dia 22/10/2014, as coordenações estadual e local do projeto MOVA-Brasil estiveram no Campus Canguaretama do IFRN, a fim de discutirem algumas estratégias e parcerias. Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o projeto MOVA-Brasil é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O MOVA-Brasil tem como finalidade promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda. Isso garante aos educandos, educandas e às comunidades a oportunidade de reconstruir seu destino e de conquistar o direito à cidadania plena e participativa.

Participaram da reunião, a coordenadora estadual do projeto, a professora. Josileide Silveira, o coordenador local – núcleo Santo Antônio, Gilson Alves, além do professor Márcio Azevedo, diretor acadêmico do Campus Canguaretama, e dos docentes da área de Turismo, Darlyne Fontes, Renata Trigueiro e Umbelino Júnior. Na pauta, uma breve apresentação do projeto, nomeadamente sobre a sua organização e funcionamento, além de temas que visam articular algumas iniciativas que envolva os alfabetizandos do projeto, que ora funciona na comunidade indígena Catu, em Canguaretama, em atividades de cunho técnico.

Como desdobramento da reunião, ficou encaminhado que haveria uma articulação do Campus Canguaretama no sentido de envolver os cursistas do MOVA-Brasil em ações do projeto de Extensão Trilhas Pedagógicas, coordenado pela profa. Creusa Lelis, além de se programar curso de Formação e Continuada em Gestão Ambiental, considerando o nível dos alfabetizandos. Nas próximas semanas, representantes do MOVA-Brasil no Rio Grande do Norte e do Campus Canguaretama do IFRN voltarão a se reunir, inclusive com a presença de representantes da comunidade indígena Catu, em Canguaretama.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas