INTERNACIONALIZAÇÃO

Campus Canguaretama sedia atividades de Workshop do projeto EULA-GTEC

A comitiva do EULA-GTEC contou com 20 pesquisadores do Brasil, Argentina, Peru, Espanha e Itália.

Publicada em 22/06/2019 Atualizada há 1 ano

Participantes do Workshop in Natal

Em visita, ocorrida no dia 12 de junho de 2019, um grupo de 20 pesquisadores de instituições (incluindo IFRN, UFRN e USP) de Brasil, Argentina, Peru, Espanha e Itália, que compõem o consórcio do projeto EULA-GTEC, conheceram o Observatório da Diversidade, cujas atividades estão alinhadas às demandas sociais, culturais e econômicas da microrregião do Litoral Sul do Rio Grande do Norte. Além disso, os pesquisadores visitaram alguns Laboratórios de Ensino, receberam informações das atividades do Observatório do Turismo e conheceram os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação em Computação. “Mostramos o potencial do Campus Canguaretama aos pesquisadores estrangeiros e vislumbramos fazer um amplo diagnóstico do perfil de inovação das Pequenas e Médias Empresas da microrregião do Litoral Sul do RN para que possamos oferecer, junto com nossos estudantes, ações de extensão, cursos de capacitação, consultoria especializada e assessorias às empresas”. Esta é a visão da Profa. Dra. Paula Binfaré, coordenadora local do evento Workshop in Natal, pelo IFRN, sobre a visita dos pesquisadores do projeto internacional EULA-GTEC, cofinanciado pelo programa ERASMUS+ da União Europeia. O produto final do EULA-GTEC será um curso de mestrado profissional/MBA interinstitucional e internacional, na modalidade de Ensino à Distância, a partir da criação de uma rede internacional colaborativa entre os parceiros envolvidos. O Professor Hernán Costa, coordenador geral do EULA-GTEC e professor da Universidade Nacional de Luján (Argentina), disse que “por isso, queremos a participação do IFRN. Sem dúvida alguma, é muito valiosa para enriquecer todas as atividades que já estamos desenvolvendo em conjunto com as outras instituições que já nos acompanham”. Pelo IFRN, também atuam no projeto o Prof. Dr. Helber Silva e a Profa. Dra. Keila Moreira. Segundo o Prof. Dr. Flávio Ferreira, Diretor Acadêmico do Campus Canguaretama “receber uma comitiva de pesquisadores de ponta, originários de instituições cientificas de vários países, através de importante convênio que agora o IFRN está oficialmente inserido, é muito importante. Buscamos na ocasião apresentar os eixos de atuação acadêmico-cientifica do campus, reforçando o que fazemos de melhor no desenvolvimento local para abrir possibilidades futuras de fomento e parcerias”. No dia seguinte, os pesquisadores conheceram outros campi do IFRN, como parte da estratégia de internacionalização, com o apoio do Prof Marcelo Camilo (Assessoria de Extensão e Relações Internacionais – Aseri).

extensao
pesquisa