Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Campus Canguaretama recebe visita de pesquisadora estrangeira

Publicada por Sara Gomes em 01/09/2023 Atualizada há 8 meses, 1 semana

No último dia 28 de agosto de 2023, o IFRN Campus Canguaretama recebeu a pesquisadora e doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Veronica Cecílio Chiundila Vico, de Moçambique.

portal

Veronica foi recebida pela professora doutora Viviane Medeiros, e o professor Helber Wagner, Assessor de Relações Internacionais do Campus, juntamente com o Diretor geral, professor Flávio Ferreira.

A professora Viviane faz parte do Projeto de Pesquisa e Extensão “Troca de saberes”, que tem o objetivo de empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade social no município de Inhambane, mais precisamente na Praia do Tofo, em Moçambique. A pesquisadora estrangeira visitou a comunidade do Sagi, localizada no município de Baía Formosa/RN, onde a professora Viviane desenvolve um projeto de turismo comunitário, ligado à Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSOL).

Sagi

A proposta do projeto é empoderar essas mulheres não apenas com a construção do espaço, mas através da economia solidária, levando oficinas formativas, baseada nos princípios da cooperação, viabilidade econômica, solidariedade, comércio justo e outros.

Em Moçambique, Veronica estuda espaços para entender como acontece a relação da economia solidária com o turismo, principalmente a relação entre o turismo e a pobreza.

Dessa forma, conhecer espaços como a comunidade do Sagi, que já têm ações completas acontecendo, no sentido de empoderar as mulheres, ajuda a compreender o território moçambicano, que possui algumas semelhança, tanto em vulnerabilidade social, necessidade de empoderamento das mulheres, como também de fortalecimento do turismo local através da economia solidária.

É uma visita importante para ela conhecer a nossa realidade, nós conhecermos a realidade de lá (Inhambane - Moçambique), e poder somar no intuito de empoderar as pessoas.” Destacou a professora Viviane.