Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNACIONALIZAÇÃO

Campus Canguaretama recebe pesquisador da Universidade da Coruña, Espanha

Atividades com estudantes, servidores e comunidade indígena marcaram a visita

Publicada em 21/06/2022 Atualizada há 1 ano

Estudantes e servidores do campus trocaram experiências com Jakson Renner Rodrigo Soares, professor de Turismo e pesquisador da Universidade da Coruña (UDC), Espanha. Jakson visitou o campus nos dias 14 e 15 de junho de 2022 e participou de diferentes ações de internacionalização planejadas com a Assessoria de Relações Internacionais. 

O primeiro dia incluiu imersão na comunidade indígena Catu dos Eleotéreos, articulada pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi). O segundo dia foi marcado pelo Seminário de Internacionalização em Turismo e Hospitalidade junto a estudantes de Gestão de Turismo, organizado pela coordenação do curso. Na sequência, ocorreu a primeira edição do evento Diálogos com o Ginter (Grupo de Estudos e Trabalhos para a Internacionalização) na reunião pedagógica, quando os servidores conheceram formas de promover a internacionalização em casa e identificaram possibilidades de trabalhos entre campus e UDC. 

O evento ocorreu em formato híbrido com servidores no campus e outros professores online a partir da Universidade de Coimbra e do campus Natal-Central. Para Jakson, "foi uma grande oportunidade para aproximar olhares e intensificar laços da UDC com o campus, tendo ainda o Grupo de Investigação em Experiência Turística (Faculdade de Turismo da UDC) formalizado o convite para docentes e pesquisadores do IFRN". Para Flávio Ferreira, diretor-geral, "dialogar com Jakson, professor na universidade espanhola, coloca-nos oportunidades para internacionalizar as ações do campus Canguaretama com parcerias na pesquisa, no ensino e na extensão, bem como a possibilidade de construir ações de capacitação para docentes e técnicos administrativos". 

A visita teve financiamento da UDC e foi articulada por intermédio da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas