Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

Campus Canguaretama recebe o projeto “Semana do Sampaio”.

Aula show aconteceu na tarde de 22 de abril no auditório principal do campus.

Publicada em 23/04/2019 Atualizada há 1 ano

O Projeto Semana do Sampaio se encontra em sua 4ª edição no ano de 2019. Organizado com apoio institucional do IFRN – Campus Natal Cidade Alta, celebra vida e obra do artista brasileiro Sérgio Sampaio. Assim como, dialoga sobre o contexto social e político de produção de sua obra – os anos de chumbo da ditadura militar (1964 - 1985). 
A reflexão biográfica proposta no projeto busca conjecturar sobre os movimentos culturais que ocorriam naquele período como o tropicalismo e o pós-tropicalismo, situando a obra de Sergio Sampaio como marcante devido ao seu potencial expressivo e confessional.

No Campus Canguaretama foi realizada “Aula-Show”, momento parte da Semana do Sampaio. O coordenador do projeto no IFRN, o Professor Marcel Matias assinalou que “A aula-show sobre a vida e obra de Sérgio Sampaio ocorrida no Campus Canguaretama foi um momento rico de troca de informação entre estudantes, professores e artistas. Esperamos estimular nos jovens a curiosidade sobre esse compositor tão importante da MPB e também possibilitar uma comparação entre o momento histórico que vivemos e o momento no qual foi produzida a obra de Sampaio. Cabe assinalar também o contato dos estudantes com o artista Yrahn Barreto e com o irmão de Sampaio, Helinho Sampaio, uma oportunidade muito especial”. 
Participaram da aula especial, três turmas/disciplinas: Eventos 2V e Eletromecânica 2V (sociologia II); e Eventos 3V (sociologia III). O Professor Flávio Ferreira acredita que “Obras dessa magnitude precisam ser levadas ao público principalmente por permitir uma reflexão sobre a sociedade brasileira, sua história e os seus dilemas”.  
A contribuição de Sérgio Sampaio, primeiro parceiro de Raul Seixas, abrange temas ligados à cultura, política, poesia, literatura, arte, filosofia, sociedade. A 'aula show' ainda contou com a participação do músico e compositor natalense Yrahn Barreto; da produtora Jamile Mendonça; e do irmão do artista, Helinho Sampaio.  

 

Sérgio Moraes Sampaio (Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, 13 de abril de 1947 — faleceu no Rio de Janeiro, 15 de maio de 1994) foi um cantor e compositor brasileiro. Suas composições variam por vários estilos musicais, indo do samba e choro, ao rock'n roll, blues e balada. Sobre a poética de suas composições, em que se vê elementos de Kafka e Augusto dos Anjos, que lia e apreciava. 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas