Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Canguaretama recebe homenagem na 13° Noite dos Tambores da comunidade quilombola de Sibaúma

Confira os projetos e ações realizadas na comunidade

Publicada por Sara Gomes em 21/03/2024 Atualizada há 1 mês

O distrito de Sibaúma - reconhecida como “remanescente de quilombo” pela Fundação Cultural Palmares, do município de Tibau de Sul, sul do Estado do Rio Grande do Norte, é uma praia que juntamente com a praia de Tibau Centro e principalmente a Praia da Pipa constituem-se como destino do turismo sol e praia, consolidado como um dos principais polos indutores de turismo do estado. Além disso, Sibaúma resguarda um significativo patrimônio histórico-cultural para a região.

Na noite do último dia 03 de fevereiro de 2024, a comunidade quilombola de Sibaúma realizou a 13° Noite dos Tambores realizada pelo Grupo Cultural "Herdeiros de Zumbi", também conhecido por promover o resgate do coco de zambê na região. O evento conta com diversas atrações como capoeira, maracatu, coco entre outras manifestações culturais.

Na ocasião, representado pelo Diretor Geral, professor Flávio Ferreira, o Campus Canguaretama recebeu uma homenagem pelos 8 (oito) anos de trabalho prestado à comunidade daquele distrito.

Projetos realizados

Confira abaixo alguns dos projetos realizados com a comunidade

Livro - Quilombo Sibaúma: A tradição do coco de Zambê e os herdeiros de Zumbi

Organizado pelos professores Isaac Melo e Flávio Ferreira, o livro publicado pela Editora IFRN, o livro é uma coletânea de textos que tem como objetivo apresentar, a partir dos olhares de pesquisadores de diferentes áreas (professores e estudantes) e membros da comunidade local, aspectos da história, cultura e arte do Quilombo de Sibaúma.

Documentário "Herdeiros de Zumbi"

O documentário é fruto da parceria entre a comunidade quilombola, o IFRN Campus Canguaretama, sobretudo através dos projetos de pesquisa e extensão ligados ao NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN), dos trabalhos do Tempo-Comunidade da Licenciatura em Educação do Campo (IFRN/CANG) e da UFRN. As filmagens aconteceram entre os anos de 2018 e 2019, e a temática central do filme é o coco de Zambê como forma de resistência.

O documentário foi produzido e editado por Ricardo Amaral, professor de Geologia da UFRN e especialista em cinema

CD com músicas do Coco de Zambê

O trabalho fez o registro de 21 músicas, a maioria de autoria própria, como “É história, é história do Quilombo que eu vou falar”. Foram reproduzidas ainda sete canções de domínio público, como “Quero tomar banho, quero me banhar”.

O projeto foi coordenado pelo professor de música Isaac Melo em parceira com a Escola de Música da UFRN (EMUFRN).

Lendas, Mitos e Contos de Sibaúma: oportunidades de desenvolvimento do Turismo Histórico-cultural

Projeto de Extensão coordenado pela professora Paula Wabner Binfare que teve como objetivo propor alternativas de diversificar o produto turístico local a partir do levantamento do seu patrimônio cultural imaterial, constituído de lendas, mitos e contos da comunidade de Sibaúma.

Grupo "Herdeiros de Zumbi": registros sobre o Coco de Zambê da comunidade quilombola de Sibaúma do município de Tibau do Sul/RN

Projeto de Extensão coordenado pelo professor Isaac Samir Cortez de Melo, teve por objetivo analisar as respectivas trajetórias e aspectos específicos à sua produção musical do grupo "Herdeiros de Zumbi".

Observatório da Diversidade e Ações Patrimoniais: educação patrimonial com base em acervos do Campus Canguaretama e de museus comunitários (Catu e Sibaúma)

Projeto de Extensão coordenado pelo professor Flávio Rodrigo Freire Ferreira, o projeto tem por objetivo fomentar e divulgar estudos e experiências relacionadas à educação para a diversidade, sob diferentes aspectos – tem articulado projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com as comunidades étnicas e tradicionais da região do litoral sul potiguar. As atividades relacionadas à educação para as relações étnico-raciais ocorrem junto ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Canguaretama.