JORNADA PEDAGÓGICA

Campus Canguaretama realiza jornada pedagógica com os municípios de Arês, Goianinha, São José de Mipibu e Senador Georgino Avelino,

IFRN-Canguaretama promove Jornada Pedagógica da Microrregião do Litoral Sul e Agreste para mais 1.100 professores e profissionais da educação

Publicada em 17/02/2015 Atualizada há 1 ano

Educadores paticipantes da jornada pedagógica

Entre os dias 09 e 11 de fevereiro, é realizada no Campus Canguaretama do IFRN, a Jornada Pedagógica da Microrregião do Litoral Sul e Agreste, edição 2015. A Jornada foi um grande evento destinado a mais de 1.100 professores e profissionais da educação, idealizado e orquestrado pelo Diretor Acadêmico do campus, Professor Dr. Márcio Adriano de Azevedo, que constitui um marco para a região no que diz respeito a mais uma contribuição significativa do IFRN-Canguaretama para a melhoria da qualidade do ensino e desenvolvimento de toda a microrregião do litoral sul e cercanias. Um evento deste porte, com tamanha projeção em toda região, tem seu sucesso ratificado pelas diversas palavras de incentivo dos participantes que podem ser ouvidas em meio às diversas atividades desenvolvidas na jornada e diversas mídias sociais.
A Jornada Pedagógica da Microrregião do Litoral Sul e Agreste 2015 teve como objetivo discutir as práticas pedagógicas desenvolvidas atualmente para, a partir de um diálogo criativo entre os participantes e as ideias de autores de cada área, propor coletivamente novas práticas para a escola. Com o tema “educação, diversidade e inovação: buscando novos caminhos”, deixa claro qual seu foco de atuação, a saber: inovações!
De acordo com o Professor Dr. Márcio Azevedo, um dos organizadores do evento, “As jornadas representam um importante marco para o que na política educacional brasileira se denomina de sistema articulado de educação, isto é, instituições e sistemas, como o IFRN, a Secretaria de Estado da Educação e os sistemas municipais se integram, cooperando e colaborando para o fortalecimento da formação continuada e, particularmente no planejamento das ações político-pedagógicas para o exercício do ano letivo 2015. Em 2014, as jornadas pedagógicas no Campus Canguaretama contou com a participação de 600 profissionais da educação, nomeadamente de Canguaretama e Baía Formosa. Em 2015, mais de 1.600 educadores serão contemplados com as iniciativas, envolvendo as secretarias municipais de Canguaretama, Baía Formosa, Arês, Goianinha, Senador Georgino Avelino e São José do Mipibu”. Em consonância com as palavras anteriores, o diretor-geral do campus Canguaretama, Valdelúcio Ribeiro, destaca "que eventos dessa magnitude contribuem para a melhoria na qualidade da educação pública ofertada pelos municípios e oportuniza ao IFRN a possibilidade de cumprir sua função social, atuando diretamente no fortalecimento da educação básica, notadamente, sem índices de crescimento compatível com o anseio da população, permanecendo o Brasil distante da educação que o conduzirá para um desenvolvimento sustentável e com justa distribuição de renda"
A jornada pedagógica ocorrida entre 09 e 11 do mês em curso, é uma realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Canguaretama, com a coparticipação da Prefeitura Municipal de Arês, Prefeitura Municipal de Goianinha, Prefeitura Municipal de São José de Mipibu e Prefeitura Municipal de Senador Georgino Avelino, como também suas respectivas secretarias municipais de educação. A coordenação geral do evento ficou a cargo do Profº Drº Márcio Adriano de Azevedo, Diretor Acadêmico, com a coordenação adjunta da Profª M.Sc Clarissa Souza de Andrade e da pedagoga Maria das Graças Oliveira de Sousa, e coordenação de cerimonial e protocolo sob responsabilidade do Profº M.Sc Márcio Marreiro das Chagas, coordenador da Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo do IFRN – GESTUR-IFRN. Além destes profissionais contou com o envolvimento de diversos servidores docentes e técnico-administrativos do campus.
Em sua abertura, na noite do dia 09 de fevereiro, o evento contou com a palestra da Profª Drª Maria do Socorro da Silva Batista, Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte, que falou sobre “Os desafios da educação no RN e o novo Plano Nacional de Educação”. Além da palestra, os mais de 1.100 professores e profissionais da educação presentes na abertura puderam disfrutar de uma bela apresentação cultural e coquetel de boas vindas do evento.
A cerimônia de abertura do evento, conduzida pelos próprios alunos do campus, especificamente do Curso Técnico Subsequente em Eventos do 2º período, sob orientação do profº Márcio Marreiro, foi prestigiada por diversas autoridades da região e da própria instituição. Dentre eles, é possível destacar a presença do Profº Drº Wyllys Abel Farkatt Tabosa, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, em representação do Magnífico Reitor do IFRN. Além de prefeitos, secretários de educação, representantes sindicais, coordenadores setoriais, técnicos especializados entre outros importantes líderes da região.