FORMATURA

Campus Canguaretama realiza colação de grau dos cursos GESTOUR e LEDOC

Aconteceu no dia 15 de dezembro a solenidade de colação de grau das turmas de Gestão de Turismo e Licenciatura em Educação do Campo 2021.1

Publicada em 29/12/2021 Atualizada há 1 ano

Colação de grau GESTOUR e LEDOC 2021.1

A data 15 de dezembro foi marcada com uma noite importante na vida do IFRN Canguaretama e dos 7 concluintes dos cursos de Gestur (4) e Ledoc (3), que participaram da solenidade de colação de grau, no formato remoto. Essa foi a segunda cerimônia de colação on-line realizada pelo Campus no presente ano, em decorrência das recomendações de cuidados no contexto da pandemia do COVID-19.

A solenidade, que contou com a participação do Reitor José Arnóbio, foi presidida pela cerimonialista Hélen Dantas e teve como composição da mesa o Diretor-Geral do Campus Canguaretama, Professor Flávio Ferreira, o Diretor Acadêmico e Paraninfo da Turma de Gestão de Turismo, Professor Márcio Marreiro das Chagas, a Diretora de Administração, Fabiana Melo de Araújo, o Coordenador do Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo, Professor Márcio Monteiro Maia, a Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, professora Paula Normândia Moreira Brumatti, a Paraninfa da Turma de Educação do Campo, Professora  Clarissa Souza de Andrade Honda, o Patrono da Turma de Educação do Campo, professor Márcio Adriano de Azevedo, e o Patrono da Turma de Gestão de Turismo, professor Ubiratan Rodrigues da Costa Santos. E acompanharam, através do canal do YouTube, os gestores, servidores técnicos e docentes, trabalhadores vinculados às empresas terceirizadas, estudantes do IFRN, familiares e amigos dos formandos.

SOBRE A CERIMÔNIA

O professor Márcio Monteiro Maia conta que os concluintes foram alunos da primeira turma, sendo os pioneiros da Educação do Campo no IFRN e no Campus Canguaretama. E que como coordenador de curso e como um dos professores homenageados, esse momento só o faz perceber que está no caminho certo.

Avaliando a importância da solenidade virtual, ele afirma “Ainda que o curso da LEDOC preze pela presencialidade do seu fazer pedagógico, a experiência da colação de grau on-line para esses alunos atende a um marco simbólico de dever cumprido, de desafios postos e desafios vencidos”. Ele diz que esses profissionais irão ajudar com a sua formação e com o que se espera em perspectivas profissionais futuras, atuando na educação em si, fortalecendo a própria categoria de docentes da Educação do Campo: “esta colação de grau é simbólica também porque ela revela a luta e a contribuição do Campus Canguaretama e do próprio IFRN com o fortalecimento da Educação do Campo que, historicamente, vem sofrendo com o fechamento de algumas escolas do campo. Então, a Educação do Campo vem se fortalecendo para enfrentar esses desafios, como uma educação específica, uma educação transformadora, como já colocava Paulo Freire”.

A Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, professora Paula Normândia Moreira Brumatti, também fez suas considerações “É muito gratificante para toda a equipe do IFRN Campus Canguaretama, coordenação, professores e demais servidores vivenciar mais um momento de colação de grau de nossos alunos num momento em que todos tiveram que se reinventar! Ficamos muito felizes e desejamos sucesso a todos os alunos!”.

Por fim, a cerimônia contou com belíssimos e emocionantes discursos, trazendo esperança aos corações de todos os presentes e com a fala do Reitor, que fez o encerramento da solenidade.

servidores