Parcerias internacionais

Campus Canguaretama inicia parceria com o Curso de Relações Internacionais da UFRN

Ações incluem visitas técnicas e eventos com universidades africanas e portuguesas

Publicada por Wilson Filho em 01/07/2024 Atualizada há 1 mês, 4 semanas

O dia 28 de junho de 2024 marcou a primeira reunião entre representantes do Campus Canguaretama do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do curso superior de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o propósito de reconhecer potencialidades e vislumbrar ações de internacionalização entre estudantes e professores das instituições.

A iniciativa foi de Francilene Oliveira, estudante egressa do curso técnico integrado de Informática do campus, que atualmente compõe o Grupo de Estudos e Trabalhos para a Internacionalização (Ginter) e cursa o primeiro período do curso Relações Internacionais na UFRN.

O professor João Dantas, natural de Guiné Bissau e atual coordenador do curso, durante a reunião enfatizou que “foi possível vislumbrar eventos e projetos envolvendo nossos estudantes e professores, bem como pessoas e comunidades tradicionais no entorno do Campus Canguaretama, inclusive em parceria com universidades de Cabo Verde e Portugal”.

Já o professor Helber Silva, assessor de relações internacionais e líder do Ginter, reforça que “existem muitas sinergias entre nossos cursos superiores e um alinhamento com nosso plano de internacionalização focado na cooperação sul-sul-norte”.

Para Francilene, "é importante essa conexão por conta dos objetivos comuns e como forma de instigar a proatividade dos jovens e abrir novos horizontes, em sintonia com o que o professor João Dantas costuma dizer: "Se queres ir rápido, vá só. Se queres ir longe, vá junto”", finaliza a incentivadora dessa parceria.

Encaminhamentos

O Campus Canguaretama recebeu um convite para enviar uma represetação para participar de eventos de internacionalização promovidos pela coordenação do curso de relações internacionais da UFRN em junho e setembro deste ano. Além disso, uma comitiva da UFRN deverá realizar uma visita técnica ao Campus no segundo semestre do corrente ano.

Parceiros UFRN internacionalizacao