JORNADA PEDAGÓGICA

Campus Canguaretama/IFRN realizou jornada pedagógica para o município de Canguaretama

“Estratégias Integradoras e Inclusivas: olhares para a diversidade"

Publicada em 13/03/2015 Atualizada há 1 ano

Olhares para a diversidade

Aconteceu, nos dias 23 a 25 de fevereiro, no espaço do IFRN/Campus Canguaretama, a Jornada Pedagógica do município de Canguaretama, com o tema “Estratégias Integradoras e Inclusivas: olhares para a diversidade.

Sob a coordenação da psicopedagoga Andrea Lima Pereira, dos docentes Ivickson Cavalcanti, Francisco do Nascimento Lima e Márcio Adriano de Azevedo, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a edição 2015 contou com a participação de quase 500 profissionais da área, dentre professores, coordenadores pedagógicos e gestores.

Na abertura, no dia 23, apresentaram-se o Grupo de Ballet da Escola Municipal Antônio Câmara e a Banda de Música de Piquiri. Nos dias 24 e 25, as oficinas, cujas temáticas perpassam nossa rede de saberes, foram ministradas com o objetivo de discutir e, por conseguinte, propor novos caminhos no que concerne às práticas pedagógicas desenvolvidas atualmente.

O evento foi uma atuação do IFRN/Campus Canguaretama junto à comunidade escolar e se tornou mais uma página das ações que vêm sendo realizadas no âmbito deste Instituto.

Confira a lista das oficinas ministradas:

1.     Educação Inclusiva: o que queremos? O que estamos fazendo?

Professor Joás Ferreira de Andrade

2.      Avaliação na escola: desfazendo o “bicho de sete cabeças”?

Professora Maria das Graças Oliveira de Sousa

3.     Corporeidade e ludicidade: a escola também é lugar para o corpo!

Professora Creusa Riberio da Silva Lelis

Professor Ivickson Ribeiro de Miranda Cavalcanti

4.     A música na sala de aula: crianças, adolescentes e adultos na escuta e na criação

Prof. Isaac Samir Cortês de Melo

5.     Afeto e uma boa estória nunca são demais na escola! Afetividade e literatura em sala de aula.

Professora Gracielle Cristine Farias Moura

6.     É possível gostar de Matemática? A Matemática e seus variados contextos escolares

Professor Alysson Espedito de Melo

7.     O diálogo entre os conhecimentos pedagógicos e as diferentes áreas do conhecimento: desafios ao coordenador pedagógico

Professora Cláudia Pereira de Lima

8.     Abordagens alternativas para o ensino de Ciências

Professor Maurisete Fernando Ferreira

9.     Jovens e adultos aprendentes: buscando novas práticas

Professor José Matheus

10.  Educação para diversidade: por quê? Como?

Professor Newton