bate papo

Campus Canguaretama faz reunião com estudantes para discutir retorno às aulas

Encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (14), de forma online

Publicada em 14/08/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na tarde desta quinta-feira (14), os servidores vinculados à Coordenação de Assistência Estudantil (Coaes) e à Equipe Técnico-Pedagógica (ETEP) do Campus Canguaretama do IFRN realizaram um encontro online com os estudantes da Instituição. Com o tema "Retorno às aulas. Vamos nos preparar? Orientações sobre o ensino remoto", o diálogo contou com a participação de mais de 100 estudantes de todos os níveis, servidores técnicos-administrativos, professores e o diretor-geral, Flávio Ferreira. A assistente social Anaclea de Souza, a técnica em assuntos educacionais Gracielle Cristina e a psicóloga Nívia de Araújo conduziram o evento.

O diretor acadêmico do Campus, Márcio Marreiro, foi o responsável por fazer os esclarecimentos sobre o processo de planejamento para a retomada das aulas, como também responder as dúvidas dos estudantes. Devido à pandemia do novocoronavírus, o calendário acadêmico do IFRN está suspenso desde o dia 20 de março. Marreiro explicou que foi uma ação para resguardar a vida da comunidade acadêmica. "Por todo esse tempo, as atividades dos servidores foram mantidas de forma remota, com acompanhamento de projetos a distância, lives e eventos online", destacou. O diretor acadêmico citou ainda a formação de comissões que vêm trabalhando no intuito de preparar o Instituto para quando for possível o retorno, com licitações para a compra de material de insumo, sinalização e adequação do espaço físico.

Marreiro comentou ainda sobre a instabilidade política institucional, com a nomeação de gestão pro tempore na Reitoria em 20 de abril de 2020. De acordo com o professor, o momento é atípico e dificultou o diálogo e o planejamento para as ações de retomada. A Resolução 32/2020 do Conselho Superior (Consup) do IFRN, de 12 de agosto de 2020, autorizou de forma ad referendum o uso do Ensino Remoto Emergencial em todos os cursos do Instituto. No entanto, o documento não especifica as diretrizes pedagógicas nem define as novas datas do calendário acadêmico.

Paralelo a isso, a Diretoria Acadêmica do Campus Canguaretama vem trabalhando para a capacitação dos servidores à nova realidade, que deverá ser de ensino remoto e de forma modular (grupos de disciplinas por períodos). As atividades poderão ser síncronas (com interação ao vivo entre professor e estudante) e assíncronas (materiais disponibilizados em plataformas digitais para acesso). Está sendo finalizada até amanhã (15) uma pesquisa para identificar o acesso de todos os estudantes à internet e aos equipamentos de tecnologia da informação. Os dados serão utilizados para a conclusão da minuta de um documento para auxílio emergencial que promova o acesso a quem não tem condições. "O retorno será democrático e inclusivo, considerando a realidade de cada estudante. Não deixaremos nenhum para trás", frisou Marreiro.

PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES

Os estudantes presentes à reunião participaram ativamente do debate, manifestando suas preocupações e opiniões. Edllana Souza declarou "Tenho muitas dificuldades de acompanhar meu curso com professores em sala, imagina sem". Débora Mayza pontuou: "os professores estarão disponíveis para tirar dúvidas. Os meus serão requisitados sempre que eu tiver alguma dúvida". Junto a Eduardo Silva e a Wildelania Lima, registrou que deseja tentar o novo formato. "Aqui estamos tendo a oportunidade de saber a proposta da Instituição e opinar sobre ela", elogiou Wildelania. Eduardo manifestou a preocupação sobre as aulas práticas dos cursos técnicos. O professor Vinícius Guimarães explicou que as disciplinas de laboratório deverão ser relocadas para os últimos módulos, a fim de haver tempo para reavaliar a situação da pandemia e ninguém perder as práticas de laboratório.

O diretor geral Flávio Ferreira encerrou a reunião destacando a alegria com o diálogo. "É desse estreitar laços que precisamos para voltarmos de forma remota, inclusiva e participativa. Esperamos estar juntos em breve", declarou. Uma nova reunião para mais esclarecimentos e atualizações sobre o tema será realizada no dia 17 de agosto, às 18h com transmissão pelo canal de YouTube IFRN Canguaretama. O encontro online será aberto para estudantes, familiares e servidores.