Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Sustentabilidade

Campus Canguaretama é contemplado com Programa de Eficiência Energética

Foram trocadas mais de 2 mil lâmpadas convencionais por LED, sem custos para a Instituição

Publicada em 08/01/2021 Atualizada há 1 ano

Através de solicitação realizada pela Diretoria de Administração, o IFRN Campus Canguaretama acaba de ser contemplado com o projeto Eficientização de Edificações que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A ação consiste na substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, sem custos para a Instituição. Foram trocadas mais de 2 mil lâmpadas, o que deve gerar uma economia energética estimada em 40% no sistema de iluminação que recebeu a ação.

O processo foi iniciado em março de 2020, com ofício assinado pela diretora de Administração do Campus, Fabiana Melo. Com a pandemia de Covid-19, foi necessária uma pausa, com os trabalhos sendo retomados em dezembro e concluídos em oito de janeiro de 2021. A ação foi supervisionada e acompanhada pelo engenheiro David Mousinho, do IFRN Canguaretama. 

A empresa responsável pela ação de Retrofit foi a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), prestadora de serviços à Cosern. O Programa conta ainda com a coleta das lâmpadas e dos reatores antigos para descarte, o que deve ser realizado em fevereiro de 2021 pela empresa Neutrofix. 
As lâmpadas de LED possuem maior durabilidade e maior eficiência luminosa. 

De acordo com o diretor-geral do IFRN Canguaretama, o professor Flávio Ferreira, a ação vem somar com as estratégias para dar maior sustentabilidade ao Campus: “Acompanhamos de perto desde a solicitação até a conclusão dos trabalhos no projeto da Cosern, que vem ampliar os benefícios ambientais e econômicos para nosso Campus. Destaco ainda que o nosso Campus já possui uma usina fotovoltaica de energia solar que é responsável por uma geração energética mensal de 30% do consumo total de energia. Agradecemos a ação do grupo Neoenergia no desenvolvimento de tão importante projeto”.