TECNOLOGIA

Alunos do Campus Canguaretama tem trabalho aceito em Evento Nacional apoiado pela SBC

Trabalho deverá ser apresentado na Escola Regional de Informática, em Novembro/16.

Publicada em 11/10/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Os alunos Pedro Henrique Amorim de Azevedo, Jadson Luis de Oliveira e Anderson Marinho de Freitas do 2º ano do Curso Integrado de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Canguaretama, tiveram um trabalho aceito na Escola Regional de Informática (ERI-MT), que irá acontecer durante o VI Congresso de Computação do Sul de Mato Grosso (COMPSULMT).

O evento acontecerá de 14 a 18 de novembro de 2016 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis/MT, e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O trabalho aprovado foi desenvolvido no Campus Canguaretama e orientado pelo professor Bruno Gomes de Araujo, e consiste no desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, chamado Lógica Nerd, que auxilia na compreensão e nos estudos da disciplina de Lógica Matemática.

"Observei no primeiro ano do curso que os alunos tinham potencial para a disciplina de programação, então fiz o convite para participarem do Núcleo de Inovação em Computação - NICOM. Ensinei conceitos básicos de desenvolvimento para dispositivos móveis e computação embarcada, e desde então eles vem desenvolvendo e contribuindo em vários projetos do núcleo, alguns de autoria deles. Este é o segundo artigo publicado relacionado ao projeto.”, relata o professor Bruno Gomes, coordenador do projeto Lógica Nerd.

Segundo o aluno Jadson Luis de Oliveira, “o aplicativo Lógica Nerd é importante pois visa auxiliar e cativar alunos que estudam lógica, visto que muitos acham a disciplina complexa e até um pouco entediante. O desenvolvimento do projeto auxilia em nossa vida acadêmica e em nosso curso, pois aprendemos novas tecnologias e focamos na área de programação. Ficamos muito felizes em saber que o nosso segundo artigo relacionado a esse projeto foi aceito em um evento nacional, isso nos empolga a ter novas ideias e ampliar o aplicativo”.

“O desenvolvimento do projeto Lógica Nerd foi uma grande novidade na minha vida, além de aprender várias coisas sobre a plataforma utilizada no projeto, podemos com ele auxiliar outros alunos no aprendizado da disciplina de lógica de uma maneira fácil e interativa, graças ao nosso orientador Bruno Gomes de Araújo que nos motiva e faz acreditarmos que somos capazes. Virei um pesquisador rapidamente, tendo em vista que a princípio nem sabia o que era pesquisa.” relata o aluno Anderson Marinho de Freitas.

pesquisa