Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Alunos do Campus Canguaretama participam de reflorestamento na Mata do Pilão

A atividade, que aconteceu na manhã da última terça-feira (30), marcou o início da Semana do Meio Ambiente do campus

Publicada em 01/06/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na manhã da última terça-feira (30), como atividade da Semana do Meio Ambiente, 41 alunos do Curso Técnico Subsequente em Eventos e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e 2 estagiárias do campus, sob a orientação do professor Fellipe Ferreira e apoio dos diretores do laboratório-empresa Eventur Jr., participaram da ação de reflorestamento da Mata do Pilão, unidade de conservação localizada no município de Espírito Santo/RN.

Em outubro de 2016, cerca de 908 hectares da Mata foram devastados por um incêndio. A região afetada fica na Área de Proteção Ambiental (APA) Piquiri-Una, que compreende os municípios de Canguaretama, Espírito Santo, Goianinha, Pedro Velho e Várzea, se aproximando também das cidades de São José de Mipibu e Nísia Floresta.

Visando promover o reflorestamento da região atingida, a Prefeitura Municipal de Espírito Santo promoveu essa ação. Dessa forma, na ocasião estiveram presentes os alunos do IFRN - Campus Canguaretama, das escolas públicas dos municípios vizinhos, representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como resultado, estima-se que, aproximadamente, 3 mil mudas foram replantandas. 

O professor e coordenador do Curso de Gestão de Turismo (Gestur), Fellipe Ferreira, aponta que a cooperação nessa atividade é uma prática pedagógica, pois além de plantar as mudas, todos puderam conhecer a área da reserva ambiental. Empolgado, revela que ficou feliz em “poder participar, fazer essa ação para o desenvolvimento sustentável dessa região”. Já a aluna de Gestur e presidente da Eventur Jr., Maria Viviane do Nascimento, destaca que essa ação é fundamental tanto para a visibilidade do local como para educação ambiental. 

A vereadora do município, Evânia Cristiane Venceslau Lima, ressalta a importância do reflorestamento como um avanço relacionado à conscientização e à responsabilidade ambiental, visto que há uma dependência da Mata do Pilão “para manutenção das nascentes de águas que abastecem as cidades de Espírito Santo, várzea, Passagem e Santo Antônio”.

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas