Conhecimento

Alunos de Eletromecânica expõem instalações de projeto de Língua Portuguesa

A atividade foi desenvolvida no primeiro bimestre de 2017

Publicada em 20/07/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No primeiro bimestre deste ano letivo, 32 alunos da turma de Eletromecânica do 3º período realizaram o projeto denominado “Poética Instalação Técnico-Descontraída”, idealizado e orientado pela professora Magda Renata Marques Diniz. Essa atividade teve como objetivo a construção de um diálogo, a partir de um texto poético, através da perspectiva bakhtiniana, que responde ativamente ao contexto social em se vive.

Para o desenvolvimento do trabalho, os estudantes foram divididos em grupos, dos quais resultaram em 13 trabalhos, sendo um deles da docente.  Quanto à elaboração da atividade, a professora Magda planejou juntamente com seus alunos uma reunião de vozes sociais presentes na linguagem cotidiana. “Mesmo que muitos não notem tal característica, pudemos questionar preconceitos incorporados pela sociedade em seus discursos, enraizados em suas identidades”, afirmou a docente.

Atendendo à proposta sugerida, a professora revelou também que os grupos atingiram os objetivos propostos, pois, discursivamente, envolveram a Língua Portuguesa às práticas sociais, gerando reflexões a respeito de “despreconceitos”. A exemplo disso, foi o trabalho intitulado “Aqui é Meu Lugar”, construído pelas alunas Fernanda Cavalcanti, Janiele Castro e Larissa Silva, o qual traz as vozes sociais "dos outros" frente ao Nordeste.

No referido trabalho, o grupo teve a intenção de desconstruir a “ideia de que o Nordeste é uma região menor, sem valor, que só dá despesa”. As alunas acrescentaram que “no discurso de que não há água nesse local e de que não contribui com a economia brasileira, nós mostramos vários exemplos de praias famosas, movimentando o turismo e os produtos agrícolas produzidos aqui, no Nordeste”. Diante desse objetivo, as estudantes escolheram o gênero cordel já que é um texto amplamente difundido e da cultura popular.

servidores