Pesquisa e Inovação

Aluno do Campus Canguaretama apresenta artigos em evento internacional, em Foz do Iguaçu.

Os artigos apresentados foram orientados pelos professores Márcio Marreiro (IFRN – Campus Canguaretama) e Sérgio Marques Júnior (UFRN).

Publicada em 10/07/2017 Atualizada há 12 meses

Estudantes João Paulo Serafim e Victor Hugo, e professores Márcio Marreiro e Sérgio Marques Júnior

João Paulo Serafim Félix, estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, apresentou dois artigos no 11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, um dos mais prestigiados eventos técnico-científicos da área de turismo no Brasil. Os trabalhos contaram com orientação e co-autoria do professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Canguaretama, Dr. Márcio Marreiro das Chagas, do professor do Programa de Pós-Graduação de Turismo da UFRN (PPGTUR-UFRN), Dr. Sérgio Marques Júnior. Os trabalhos contaram também com a colaboração do mestrando em turismo, Victor Hugo da Silva.

O discente, João Paulo, também é bolsista do Edital Nº 09/2016 PIBIC-AF/CNPq, desenvolvendo suas atividades no projeto “Análise dos Fatores que influenciam o Apoio do Residente ao Desenvolvimento Turístico nas Comunidades Indígenas e Quilombolas da Microrregião do Litoral Sul visando o Empoderamento das Comunidades Locais” sob a orientação do docente Márcio Marreiro e a colaboração do professor Sérgio Marques Júnior.

Sobre a experiência de aprovar e apresentar os artigos num evento internacional, João Paulo Serafim Félix diz que “Foi surpreendente todas as experiências, como um todo mesmo. Nunca pude imaginar que fazer pesquisa poderia me levar tão longe e em tão pouco tempo”.

Os artigos apresentados foram: (1) “Análise da Relação entre Dependência Econômica e Percepção dos Residentes sobre os Impactos do Desenvolvimento Turístico da Praia de Pipa/RN”, de autoria de João Paulo Serafim Félix, aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, em coautoria com os Professores Márcio Marreiro das Chagas (IFRN – Campus Canguaretama) e Sérgio Marques Júnior (Programa de Pós Graduação em Turismo da UFRN) e do mestrando Victor Hugo da Silva (PPGTUR-UFRN), e o artigo (2) “Apoio do Residente ao Desenvolvimento do Turismo em Destinos Turísticos Costeiros: Uma Análise Fundamentada na Correlação Rô de Spearman” de autoria de Victor Hugo da Silva (PPGTUR-UFRN), mestrando e com coautoria do estudante Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, João Paulo Serafim Félix, e dos Professores Márcio Marreiro das Chagas (IFRN – Campus Canguaretama) e Sérgio Marques Júnior (Programa de Pós Graduação em Turismo da UFRN).